braga_cej2

Braga quer ser ‘a melhor de sempre’

A crise fez uma pausa para dar as boas-vindas à Capital Europeia da Juventude. Braga é a primeira cidade portuguesa a receber o título e Hugo Pires, vereador do município bracarense, presidente da Fundação Bracara Augusta e organizador do evento, promete que esta será «a melhor Capital Europeia da Juventude de sempre». 

O soft opening marcou todo um dia de atividades e preparou a cidade para a cerimónia inaugural, agendado para as 18 horas, somando um total de cerca de 40 atividades culturais e desportivas nas quais participaram vários grupos europeus.

Os bracarenses voltaram a provar a sua resistência à chuva respondendo positivamente ao apelo de Hugo Pires, que tinha pedido que aderissem massivamente ao espectáculo inaugural. O Largo do Pópulo, em pleno coração da capital minhota, foi pequeno para tanta gente.

Ao som de drum n’ bass iniciou-se, pelas 18 horas e 45 minutos, o aguardado espectáculo de abertura. Os Dramatical Theatre deram um espetáculo multimédia a fazer lembrar as grandes cerimónias inaugurais de competições desportivas. O DJ português Frank Maurel encerrou o dia, oferecendo uma hora de música house a todos os presentes.

httpv://www.youtube.com/watch?v=Y7HEv4koBII

No fim, o contentamento dominava o rosto de Hugo Pires: «Foram as primeiras 12 horas de cerca de 14 mil de programação de atividades e animação que marcarão o ano da cidade. Hoje demos provas da nossa força, as pessoas de Braga apresentaram-se aqui num número que excede as expetativas. Todos juntos podemos fazer deste evento um sucesso, que trará melhorias significativas à economia local e onde espalharemos o nome da cidade um pouco por toda a Europa.»

Hoje há mais: Um congresso às 15 horas, no museu Diogo de Sousa, que contará com os representantes das anteriores capitais da juventude: Turim, Antuérpia e Roterdão e das próximas: Maribor e Tessalónica. Em debate estarão as várias ideias e projetos que poderão fazer deste um evento ainda mais competente na missão de celebrar a juventude europeia.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Miguel Costa
Miguel Costa vai ser o novo rival de ‘Nazaré’