O distrito de Braga, um dos mais jovens de Portugal, recebe este ano duas iniciativas que envolvem toda a Europa. A Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, e a Capital Europeia da Juventude, na própria sede de distrito. Um ano de iniciativas para dinamizar e promover Portugal no mundo. 

Num total de 14 mil horas de programa, o objetivo é «prestar homenagem ao futuro da Europa, tendo como prioridade sensibilizar a sociedade para o contributo que os jovens podem trazer à comunidade através da sua participação cívica na vida cultural, económica e política de uma cidade».

Esta iniciativa de âmbito europeu está baseada em três vetores fundamentais: «desenvolvimento integral do jovem, em que se aposta nas suas qualificações, dando-lhe mais ferramentas para enfrentar o mercado de trabalho, através da inovação, empreendedorismo, emprego, indústrias criativas e educação; reflexão dos jovens sobre o futuro das cidades, sobre a sua qualidade de vida e inclusão social; dimensão europeia e internacional do evento, que integra questões ligadas ao multiculturalismo, ao património, às políticas europeias da juventude, à mobilidade dos jovens, à educação não-formal».

httpv://www.youtube.com/watch?v=GfiG0sO0Ufc&context=C377918dADOEgsToPDskIGo5snogtqBxC_rvzH3oRo

Para a abertura, que acontece hoje, 14 de janeiro, são esperadas mais de dez mil pessoas, naquela que é uma iniciativa que assume procurar uma «nova esperança» para o país e para a região. No soft opening, que durará entre as 10 e as 18 horas, acontecerão 40 momentos de música, dança e teatro pelo Centro Histórico de Braga. Este será apenas o aquecimento para o espetáculo inaugural, marcado para as seis da tarde e levado a cabo pelos Dramaticam Theatre, o mesmo grupo que realizou a cerimónia de encerramento do Euro2008.

Ainda neste primeiro dia será apresentado o espetáculo Braga: Follow Youth, uma produção exclusiva para este Braga 2012 e que contará com 50 artistas em palco. A performance é composta por «efeitos visuais, foto-sequências e projeções», naquela que é «a maior combinação alguma vez organizada por profissionais e amadores num espetáculo único interativo».

Orçamentada em cerca de seis milhões de euros, conta com cerca de quatro para a construção da Pousada da Juventude e a requalificação do antigo quartel da GNR, que será transformado no espaço GeNeRation, uma das marcas do evento.

Entre as iniciativas prometidas para o evento está ainda um grande espetáculo musical promovido em conjunto com a MTV Europe, e que poderá trazer à cidade dos arcebispos nomes como Pearl Jam e David Guetta.

É a Norte, por onde nasceu esta nação, que se lançam novas esperanças para o dinamismo cultural e económico do país, naquele que é um dos bons sinais da ainda positiva integração europeia. Em constante interação com Guimarães, é uma promessa de ambas as organizações lançarem uma programação complementar e fazer deste «um momento único para a região».

A antevisão de Guimarães 2012 está também por aqui, vem daí connosco!