Apollo 17 foi lançado a de Dezembro de 1972, tendo constituído a última missão oficial da NASA à lua. Contudo, um ano depois, dois astronautas regressam ao local, numa missão secreta nunca antes divulgada. Agora, Apollo 18 apresenta aquilo que diz serem as imagens recolhidas pelos astronautas durante a sua missão. E enquanto a NASA nega a autenticidade dos vídeos, outros afirmam que esta é a razão pelo qual nunca o Homem regressou à lua.

Uma missão secreta organizada pelo departamento da defesa norte-americano junta Ben Anderson (Warren Christie) e Nate Walker (Lloyd Owen) numa viagem de regresso à lua. Contudo, aquilo que parecia ser uma simples missão de prospeção e recolha de pedras cedo começa a revelar contornos estranhos. Para além de se depararem com pegadas que não são as suas, encontram ainda o corpo de um cosmonauta russo. E à medida que começam a experienciar estranhas quebras de energia e lesões altamente incomuns, apercebem-se que, se calhar, a missão programada pela NASA não era assim tão inocente…

Fenómenos como Apollo 18, que apresentam imagens supostamente verídicas, tornaram-se bastante populares depois do sucesso de filmes como O Projeto Blair Witch, há mais de uma década. Mas controvérsias à parte, certo é que este se torna um filme interessante, independentemente de partir de uma estratégia de marketing ou de factos verídicos.

Com um guião inteligente e não menos atraente, o filme consegue com sucesso criar uma atmosfera mística, quase terrorífica, que envolve o espetador e o alicia até ao último minuto. De destacar ainda a performance dos atores principais, que conseguem cumprir a sua missão e ajudar a credibilizar o filme. Apesar de terem já desempenhado papéis na televisão, Lloyd Owen e Warren Christie estão ainda longe de serem nomes conhecidos, contudo fazem um trabalho excecional ao retratar personagens cujas emoções oscilam entre o profundo orgulho… e o profundo terror!

Supostamente com imagens recolhidas do website Lunar Truth, que divulgou “toda a verdade” (ver aqui), este acaba por se tornar um complemento divertido ao filme. Verdade ou mentira possivelmente nunca saberemos, mas nem por isso Apollo 18 deixa de proporcionar bons momentos de entretenimento.

7.5/10

Ficha Técnica

Título original: Apollo 18

Realizado por: Gonzalo López-Gallego

Escrito por: Brian Miller

Elenco: Warren Christie, Lloyd Owen

Género: Thriller,  Ficção Científica

Duração: 97 minutos