focus3

Encerramento e despedimento coletivo na Focus

A administração do grupo Impala, de Jacques Rodrigues, anunciou hoje à redação da revista Focus o encerramento da publicação, juntamente com a intenção de abrir um processo de despedimento coletivo para os 18 trabalhadores da revista (10 dos quais jornalistas).

A notícia foi confirmada por dois jornalistas da publicação, que não quiseram ser identificados, à agência Lusa que procurou contatar, sem sucesso até ao momento, o diretor da publicação, Humberto Simões, e o diretor-geral do grupo Impala, Carlos Ventura Martins.

O Sindicato dos Jornalistas já se pronunciou sobre a situação, tendo garantido o seu presidente, Alfredo Maia, que a situação está a ser acompanhada “no sentido de garantir os direitos e os interesses dos trabalhadores“.

O objetivo do sindicato é o de “manter os trabalhadores ao serviço da empresa noutras publicações”, mesmo não sendo possível manter a Focus, cuja revista que se encontra atualmente nas bancas foi a última a ser publicada.

Em março de 2010, o grupo Impala iniciou um processo de lay-off, que consistiu na redução do horário de trabalho acompanhada por uma diminuição de ordenado de 49 pessoas, depois do encerramento das publicações Crescer e Viver em Boa Forma.

De acordo com o Bareme Imprensa da Marktest, a revista Focus foi lida por uma média de 129 mil leitores no segundo semestre de 2011.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Festival da Canção 2021
Músicas do Festival da Canção 2021 são disponibilizadas em streaming