A banda norte-americana Alice In Chains está prestes a iniciar a gravação do seu novo trabalho. A notícia foi avançada pelo guitarrista, Jerry Cantrell, em declarações à revista Rolling Stone.

Cantrell revela que o grupo iniciou a escrita de canções em 2011, mas uma operação ao seu próprio ombro atrasou o processo de criação. O álbum sucede assim a Black Gives Way to Blue, o reputado disco de 2009 que relançou a carreira da banda de grunge.

Formados em 1987, os Alice In Chains são um dos mais afamados conjuntos da cena grunge de Seattle. A par de bandas como Nirvana, Soundgarden ou Mudhoney, constituem-se como percursores da sonoridade característica daquela cidade, tendo contribuído decisivamente para a sua expansão.

Em 2002 conheceram o período mais conturbado da sua longa carreira: com a morte do vocalista original, Layne Staley, vítima de uma overdose, anunciaram aos fãs o abandono dos palcos. Voltariam no entanto a reunir-se em 2005, com a entrada de William DuVall, para uma digressão que culminou na gravação do álbum de 2009, onde se incluem sucessos como A Looking in view ou Check my Brain.

Donos de uma musicalidade muito própria, marcada por um som pesado e obscuro guiado por guitarras plenas de distorção, o seu mais famoso trabalho data de 1992. Dirt, protótipo desta sonoridade, é considerado um dos melhores discos grunge de sempre e responsável pela projecção internacional do quarteto, que ainda hoje conserva uma enorme legião de seguidores.

                                      httpv://www.youtube.com/watch?v=QAZcFVuSo0M