A magia da Disney renova-se a cada ano e 2012 não é exceção. O Espalha-Factos traz-lhe algumas das novidades que estes estúdios de animação preparam para este ano.

A BELEZA RENASCE EM 3D

Depois de Rei Leão, a Disney recupera outro clássico e adapta-o às tecnologias dos novos tempos. Desta vez cabe ao filme de 1991, vencedor de vários Oscar, Grammy e Globos de Ouro, A Bela e o Monstro, ser estreado em 3D.

A versão em 3D ainda não tem data de estreia definida em Portugal, mas chega hoje (13 de janeiro) aos cinemas americanos.

httpv://www.youtube.com/watch?v=zlCg4xIuXKE

A PRINCESA DOS LONGOS CABELOS LOUROS ESTÁ DE VOLTA

A segunda novidade vai agradar aqueles que gostaram de um dos filmes da Disney mais divertidos dos últimos tempos: uma curta-metragem de Entrelaçados, da responsabilidade dos realizadores Byron Howard e Nathan Greno, na qual Rapunzel vai casar-se com o seu amor Flynn Rider.

Com esta curta-metragem, Rapunzel passará a fazer parte da corte das princesas Disney, cuja mais recente aquisição foi Tiana, a protagonista de A Princesa e o Sapo.

Entrelaçados para Sempre chegará ao público juntamente com a versão em 3D de A Bela e o Monstro, havendo algumas fontes que também indicam uma eventual exibição nos canais Disney Channel.

httpv://www.youtube.com/watch?v=cjj5mqyszKE

UMA NOVA HISTÓRIA PARA CONHECER

Brave-Indomável é a nova história que a Disney e a Pixar trazem em 2012.

Esta é a história de Merida, uma habilidosa arqueira filha do Rei Fergus e da Rainha Elinor. Determinada a traçar o seu próprio destino, Merida põe em causa o costume ancestral lançando o caos e a fúria no reino. Em busca de ajuda face ao sucedido, a protagonista acaba por ser alvo de uma maldição de uma velha Bruxa.

Merida terá de descobrir o significado da verdadeira coragem para que possa desfazer a terrível maldição antes que seja tarde demais.

O filme em 3D realizado por Mark Andrews e Brenda Chapman e produzido por Katherine Sarafian tem data de estreia marcada para Portugal a 16 de agosto de 2012.

httpv://www.youtube.com/watch?v=dfjwLyAkI9g

 

QUASE 30 ANOS DEPOIS, UM REGRESSO

Quem também está de volta em 2012 é Tim Burton, depois de Alice no País das Maravilhas estreado em 2010.

Esta é a base do próximo trabalho do realizador para a Disney, Frankenweenie: Victor conduz uma experiência científica para trazer o seu adorado cão, Sparky, à vida, depois de este ter sido atropelado. O jovem depara-se com o livro Frankenstein e acaba por conseguir de facto recuperar a vida do seu amigo de quatro patas. A partir daí as consequências mostram-se as mais inesperadas possíveis.

Burton recupera deste modo a curta-metragem com o mesmo nome que realizou em 1984 e que acabaria por levar ao seu despedimento por parte da Disney, já que o filme se encontrava fora dos padrões da produtora.

A curta, que pode ser vista na íntegra aqui, recebe agora um novo formato e um novo destino: Tim Burton transforma-a numa longa-metragem em 3D, filmada a preto e branco e em stop-motion, misturando géneros como a animação, o terror e a comédia.

A estreia em Portugal deverá acontecer a 25 de outubro de 2012, estando a primeira exibição de Frankenweenie nos Estados Unidos da América já confirmada para dia 5 do mesmo mês.