Contam-se sete filmes nas estreias cinematográficas desta semana, dominada pelo drama e pelos filmes biográficos. O destaque do Espalha-Factos vai para Moneyball – Jogada de Risco, o novo filme de Brad Pitt.

Baseado numa história verídica, o drama acompanha a história de Billy Beane, diretor da equipa norte-americana de baseball Oakland Athletics, e da sua tentativa bem sucedida de reunir uma boa equipa com um orçamento reduzido. O feito foi concretizado através de um programa de uma análise computorizada de dados, que o levou à contratação dos jogadores. Brad Pitt regressa ao grande ecrã para protagonizar este Moneyball, no papel principal, juntando-se-lhe na interpretação Robin Wright, Jonah Hill, Phillip Seymour Hoffman, Chris Pratt, entre outros. A realização está a cargo de Bennett Miller e o argumento de Aaron Sorkin e Steven Zaillian.

Dos Estados Unidos chega-nos terror e comédia. A Hora mais Negra, realizado por Chris Gorak, é a história de cinco jovens que estão de férias em Moscovo quando a cidade é alvo de um ataque extraterrestre. Já Tucker & Dale Contra o Mal é uma comédia de 2010 sobre dois amigos que são confundidos por psicopatas homicidas devido a uma série de terríveis mal-entendidos. Eli Craig escreve e realiza o filme, também classificado como terror.

O cinema francês domina as restantes estreias da semana. The Lady – Um Coração Dividido é uma biografia de Aung San Suu Kyi e do seu marido, Michael Aris, aos olhos de Luc Besson. L’Apollonide – Memórias de um Bordel, de Bertrand Bonello, mostra os últimos dias de um bordel parisiense (e conta já com crítica no Espalha-Factos, pela Sara Alves). Quanto a Imperdoáveis, de André Téchiné, acompanha um escritor que procura um sítio calmo para escrever o seu próximo romance e parte para Veneza.

O trailer da Estreia da Semana, Moneyball:

httpv://youtu.be/Qoi5MQWun40