Baseado na história verídica de Sam Childer (Gerard Butler), O Rebelde Salvador é uma lufada de ar fresco que invade as salas de cinema. Uma história cruelmente honesta, que nos mostra que o bem e o mal residem, em simultâneo, em todos nós.

Acabado de sair da prisão, depois de ter cumprido pena por tráfico de droga, Sam Childers ganha novamente o direito à sua liberdade mas sem muito para celebrar: após uma vida inteira dedicada ao crime, o traficante regressa para um mundo vazio. Mantendo uma relação frágil com a sua mulher e filha, depois de anos de negligência, Childers vira-se para a religião, acabando por se voluntariar para ajudar refugiados no Uganda.

Perante o cenário que encontra, Sam fica obcecado com a ideia de salvar as crianças órfãs no Sudão. Contudo, enquanto tenta desesperadamente resgatar uma geração de crianças em risco, a sua família volta a ficar para trás.

Gerard Butler tem uma das prestações mais interessantes da sua carreira, dando vida a uma personagem exigente e paradoxal. Uma interpretação carismática, sedutora e aliciante, que consegue equilibrar o herói e anti-herói que Sam Childers foi durante a sua vida.

O Rebelde Salvador é impiedoso, cruel e violento, mas em momento algum deixa de ser honesto. Juntamente com Sam Childers, partimos ao encontro de um país de terceiro mundo governado por grupos de milícias rebeldes, que veem nas crianças produtos aliciantes para serem transformados em escravos sexuais ou armas de guerra. E quando as suas vidas se cruzam, Childers, com o seu passado imperfeito, tenta construir um futuro um pouco mais perfeito para os órfãos esquecidos pelo mundo.

7/10

Ficha Técnica

Título original: Machine Gun Preacher

Realizado por: Marc Forster

Escrito por: Jason Keller

Elenco: Gerard Butler, Michelle Monaghan, Michael Shannon, Madeline Carroll, Kathy Baker 

Género: Ação

Duração: 129 minutos