Da Rosa Filmes, produtora de cinema independente, para as salas portugueses: O Que Há De Novo No Amor. Um dos maiores lançamentos portugueses dos últimos anos será feito a 9 de fevereiro nos cinemas ZON Lusomundo, nesta que será a estreia comercial do filme. A longa-metragem é da autoria de seis realizadores portugueses da Escola Superior de Teatro e Cinema: Mónica Santana Baptista, Rui Santos, Hugo Martins, Tiago Nunes, Hugo Alves e Patrícia Raposo. A antestreia aconteceu em maio no IndieLisboa.

Cada realizador ao longo de duas horas focou-se numa das seis histórias de amor que a película contém. Estas pertencem a seis amigos apaixonados pela música, que se juntam na cave todas as noites e formam uma banda rock. No entanto, “os ensaios da noite não são permitidos de dia, porque na vida não há ensaios e cada tentativa deixa marcas“. Este é o mote que se desenvolve durante todo o filme, onde o panorama sentimental da nova geração é retratado.

A liderar o elenco estão Joana Santos e Ângelo Rodrigues, ambos atualmente atores da SIC, que encarnaram estes protagonistas antes de protagonizarem Laços de Sangue e Rosa Fogo, respetivamente. No elenco encontram-se ainda Diana Nicolau, Sofia Arruda, João Cajuda, Nuno CasanovasDavid Cabecinha, Sónia Balacó, Joana Metrass, Sofia Peres, João Pedro Silva, Raquel André, Samuel Úria, Inês Vaz e Miguel Raposo.

Em entrevista à Ípsilon, os realizadores afirmaram que “uma coisa central que nos agradou foi  ideia de falarmos de casais, histórias de amor”, rematando que “é algo em que estamos todos muito interessados”. Apesar de serem seis, os realizadores dizem que “o filme foi sempre trabalhado como um todo (…) tendo sempre em conta o que era melhor para o filme”.

A acompanhar sonoramente o filme estão os Peixe:Avião, Os Golpes, Os VelhosThe Walkmen e ainda Samuel Úria que traz dois temas – Barbarella e Barba Rala e Não Arrastes o Meu Caixão – para a banda sonora.

No IndieLisboa 2011, em maio, O Que Há De Novo No Amor recebeu o prémio TAP para Melhor Filme de Ficção Português. A estreia internacional do filme aconteceu no Festival de Cinema de Raindance em Londres, para além de ter estado em competição na seleção oficial da 35ª Mostra Internacional de Cinemade São Paulo e de ter aberto o Toronto International Portuguese Film Festival. Por fim, O Que Há De Novo No Amor esteve também em competição no 15º Festival de Cinema Luso-Brasileiro em Santa Maria da Feira.

Se quiseres descobrir O Que Há De Novo No Amor vais ter de dirigir-te a uma sala de cinema, mas antes disso podes visualizar o trailer oficial deste filme português.

httpv://youtu.be/cMOxfCRV_Bg