A animação e o thriller dominam as estreias desta quinta-feira antes do Natal. Dos seis filmes que chegam aos cinemas nacionais, entre os quais se encontra o relançamento do clássico da Disney O Rei Leão, o destaque do Espalha-Factos vai para o novo filme de Johnny Depp, O Diário a Rum.

Em The Rum Diary, Depp é Paul Kemp, um jornalista freelancer, americano, que abandona tudo para aceitar um trabalho num jornal local de Porto Rico. A história passa-se nos anos 50, enquanto Paul luta para encontrar um equilíbrio entre a cultura da ilha e os expatriados que lá vivem. As mulheres, o álcool e as drogas continuam a ser os seus vícios, num complexo jogo de interesses com o homem mais poderoso da ilha. Misturando o drama, a comédia e o thriller, O Diário a Rum tem realização e argumento de Bruce Robinson, baseado na obra de Hunter S. Thompson. O elenco, encabeçado por Johnny Depp, inclui ainda nomes como Aaron Eckhart, Giovanni Ribisi, Amber Heard e Richard Jenkins.

O Rei Leão é outra das grandes estreias desta semana. 17 anos após o seu lançamento, o filme de animação e um dos maiores sucessos da Disney regressa ao grande ecrã a três dimensões, na versão dobrada em português. A crítica ao filme, pela Inês Moreira Santos, já se encontra disponível aqui. Niko na Terra do Pai Natal é outra animação estreante, vindo directamente da Finlândia, às mãos de Kari Juusonen e Michael Hegner. O filme de 2008 acompanha a história de uma rena que quer aprender a voar.

A Toupeira é um thriller inglês do sueco Tomas Alfredson, baseado numa obra de John le Carré. Protagonizado por Colin Firth, Tom Hardy e John Hurt, o filme é passado durante a Guerra Fria e acompanha um agente secreto obrigado a sair da reforma para tentar encontrar um agente soviético infiltrado. O filme foi também já criticado pela Inês Moreira Santos, aqui.

No que diz respeito ao cinema europeu, O Quebra Corações é uma comédia francesa de 2010, realizada por Pascal Chaumeil, sobre um homem que oferece um serviço profissional: terminar relacionamentos. Ao ser contratado para acabar com um noivado aparentemente perfeito, Alex envolve-se numa aventura sem precedentes. A interpretação está a cargo de Romain Duris e Vanessa Paradis. Já O Miúdo da Bicicleta é um drama belga que retrata o desejo de uma criança de encontrar o pai, procurando substituir a raiva que sente pelo amor de uma cabeleireira. Argumento e realização pertencem a Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne.

Trailer do filme da semana:

httpv://youtu.be/BSzhdslmWuc