Arthur Shaw (Alan Alda) é um vigarista da Wall Street que, acusado de roubar mais de dois milhões de dólares aos seus accionistas, é mandado ficar em prisão domiciliária na sua “penthouse”. Com medo de não voltar a ver o dinheiro das reformas, que em boa fé haviam dado ao magnata, os empregados do prédio unem-se para reaver o que é deles por direito… numa Alta Golpada.

Josh Kovacs (Ben Stiller) foi gerente, por mais de duas décadas, de uma das mais luxuosas e seguras residência de Nova Iorque. Quando se apercebe que o trabalho de uma vida ficou reduzido a zeros, e que, muito provavelmente, o autor do crime não será sequer condenado, Josh revolta-se e decide engendrar um plano para reaver o seu dinheiro. Juntamente com o resto dos empregados do prédio, todos numa situação igual à do gerente, decidem contratar o mesquinho bandido Slide (Eddie Murphy). Agora, este grupo de cidadãos tão normais vê-se obrigado a mergulhar nas teias do crime e orquestrar, eles próprios, um assalto ao magnata.

Alta Golpada é um filme extremamente divertido e uma surpresa a diversos níveis. Em primeiro lugar, há algum tempo que não víamos uma comédia tão envolvente nas salas de cinema, capaz de prender o telespectador até ao último momento. Por outro lado, este filme marca também o regresso de Eddie Murphy aos bons papéis de comédia, depois de algum tempo perdido por entre personagens que não faziam justiça ao seu talento. O seu papel como criminoso é dos mais fascinantes em todo o filme, roubando facilmente o protagonismo a todos os outros quando presente.

Mas desengane-se quem pensa que o resto do elenco não é igualmente poderoso. Ben Stiller tem também uma prestação agradável, conseguindo fugir a histerismos e colapsos mentais que geralmente caracterizam, em algum momento do filme, as suas personagens.

Uma comédia simples mas nem por isso simplista, capaz de despoletar gargalhadas na plateia durante todo o filme. A não perder!

7.5/10

Ficha Técnica

Título original: Tower Heist

Realizado por:  Brett Ratner

Escrito por: Bill Collage, Adam Cooper e Ted Griffin

Elenco: Ben Stiller, Eddie Murphy, Matthew Broderick, Casey Affleck, Téa Leoni, Michael Peña

Género: Comédia, Acção

Duração: 105 minutos