A semana passada foi marcada pela ascensão do fado a Património Imaterial da Humanidade. O evento não passou despercebido nas televisões, conseguindo até grande destaque – como seria de esperar – em toda a programação, nomeadamente, na segunda-feira que procede o anúncio feito.


O Você Na TV deu início à sua emissão com uma homenagem ao fado, obtendo um resultado acima do habitual: 3.8% de rating e 40.5% de share, liderando por completo o horário. O talk-show de Júlia Pinheiro também não fugiu à regra. Querida Júlia fez o seu tributo ao já património imaterial, alcançando um resultado ligeiramente superior ao habitual: 2.3% de rating e 21.9% de share, ainda que longe da dupla da TVI. Na sexta-feira o especial da RTP1, Fado – Património da Humanidade, emitido no horário nobre alcançou 8.1% de rating e 20.9% de share, à frente de Peso Pesado mas atrás do Diário da Casa dos Segredos 2.

Na segunda-feira, destaque para O Mentalista, exibido pela RTP2, que foi aos 3.7% de share. O destaque, agora pela negativa, vai para o Prós e Contras da RTP1 que não ultrapassou os 11.7% de share numa emissão de duas horas. Na terça-feira Zig Zag foi aos 11.9% de share na emissão da manhã. Na quarta-feira foi a vez de Tânia Ribas de Oliveira e João Baião darem luzes de existência com o Portugal no Coração a subir aos 24.5% de share. No mesmo  dia, Boa Tarde de Conceição Lino ficou-se pelos 19.3% de share. Dá Cá Mais 5 com Leonor Poeiras foi aos 4% de rating e 21.1% de share. No feriado destaque para a partida entre o Sporting e o Zurique que foi o programa mais visto do dia com 14.7% de rating e 34.3% de share. A Grande Entrevista a Eunice Munoz – que celebrou os 70 anos de carreira – marcou 8.1% de rating e 18.4% de share. A sexta-feira ficou marcada pelo Sorteio do Euro 2012 que foi para o ar às cinco da tarde, obtendo 4.8% de rating e 31.3% de share.

O Impossível Com Os Maiores Mágicos Do Mundo da RTP1 foi aos 3.3% de rating e aos 11.6% de share, confirmando a morte da faixa que liga o horário nobre da estação pública ao late night. Planeta Humano, emitido na quarta, foi pelo mesmo caminho alcançando apenas 10.2% de share no mesmo horário. O especial Estrela Maior não fugiu à regra, apesar de ter aumentado os números para os 17.5% de share na quinta-feira.

O fim-de-semana foi preenchido na televisão portuguesa. No sábado, a RTP1 emitiu Os Compadres antes do 8.7% de rating e 24.7% de share. A última prova cega de A Voz de Portugal permaneceu nos 7.1% de rating e 20.9% de share. O Top + continua em baixa com 16.8% de share, assim como Portugal Sem Fronteiras que não foi além dos 19.7% de share. O Homem Que Mordeu a Face, emitido pela SIC no late night, arrecadou 5.4% de rating e 23.9% de share. A repetição de Rebelde Way apareceu no top com 16.4% de share, tal como E-Especial com 17.4% de share. Na TVI foi o especial Secret Story 2: Casa dos Segredos – Amigo Oculto que se destacou com 6.7% de rating e 32.6% de share liderando por três horas seguidas. O domingo trouxe um Estado de Graça e 5 Sentidos ambos perto dos 20% de share, o que não aconteceu com a Grande Entrevista que baixou aos 12.9% de share. Na SIC o destaque foi para o Fama Show que subiu aos 9.6% de rating e 34.2% de share. Em Queluz, a Gala da Casa dos Segredos 2 foi, mais uma vez, o programa mais visto do horário nobre e do dia de domingo com 15.1% de rating e 44.1% de share.

Esta semana a TVI faz o que não tem feito: lidera com 26.4% de share total, batendo o habitual líder – o Cabo que não foi além dos 26.2%. A RTP1 fixa no terceiro lugar com 22.2%, seguida logo da SIC com 21.7%, sendo o top fechado com os 3.5% da RTP2.

Dados de audiência relativos à semana de 28 de Novembro a  4 de Dezembro de 2011. As média englobam apenas os valores dos sete dias que compreendem este intervalo.