De 6 a 10 de Dezembro, a Casa da América Latina promove a Mostra de Cinema da América Latina no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Nesta segunda edição do festival vão ser exibidos nove filmes e uma sessão de curtas-metragens, por fim será realizado um debate sobre o futuro do cinema latino-americano. Segundo a organização, “As coproduções, os jovens cineastas, as grandes escolas audiovisuais (…) são os aspectos que se pretende abordar e trazer para o debate público num espírito de intercâmbio e conhecimento mútuo entre Portugal e a América Latina.”

Vários países vão apresentar as suas obras na mostra, como a Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Paraguai, Peru, México e Uruguai. O filme peruano Las Malas Intenciones foi o escolhido para abrir a mostra de cinema, hoje, dia 6 de Dezembro, e conta com a presença da realizadora Rosario García-Montero. O filme teve o privilégio de estrear mundialmente na secção Generations do Festival de Cinema de Berlim.

Para além da longa-metragem do Peru, outros filmes serão exibidos no âmbito da mostra, que tem o intuito de dar a conhecer a cinematografia dos países latino-americanos.

A lista completa dos filmes da Mostra de Cinema da América Latina:

Las Malas Intenciones, de Rosario García-Montero –Peru
Dos Hermanos, de Daniel Burman– Argentina
Pequeñas Voces, de Jairo Eduardo Carrillo & Oscar Andrade – Colômbia
Universo Servilleta, de Luis A. Aguirre  – Paraguai
El Regalo, de Cristián Galaz e Andrea Ugalde  –Chile
Jamás leí a Onetti, de Pablo Dotta –Uruguai
Hidalgo – La história jamás contada,de António Serrano – México
O Samba que mora em mim, de Georgia Guerra-Peixe –Brasil
José Martí: El Ojo del Canario, de Fernando Pérez – Cuba

Para mais informações, consulte o site oficial do evento aqui.