O filme Mistérios de Lisboa está nomeado para três Golden Satellite Awards da International Press Academy. Com realização de Raúl Ruiz, realizador chileno, Mistérios de Lisboa arrecadou três nomeações nas seguintes categorias: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direcção Artística e Melhor Guarda-Roupa.

A International Press Academy reúne centenas de jornalistas americanos e estrangeiros radicados nos Estados Unidos da América. Esta foi a organização que nomeou nas mais diversas categorias dos Golden Satellite Awards. Em Nova Iorque, no início desta semana, também o prestigiado New York Film Critics Circle atribuiu a Raúl Ruiz o prémio especial de carreira. O realizador morreu a 19 de Agosto aos 70 anos, sendo que esta adaptação do romance homónimo de Camilo Castelo Branco foi a sua última obra cinematográfica em vida.

A crítica internacional tem vindo a elogiar Mistérios de Lisboas que pode assim conquistar outro prémio. Em Portugal, o filme estreou nos cinemas em Outubro de 2010 e foi emitido pela RTP1 numa série de seis episódios.