O final de 2011 aproxima-se e nesta primeira semana de Dezembro foram apenas quatro as estreias nos cinemas portugueses. Entre elas, numa quinta-feira dominada pelo drama, destaca-se como Estreia da Semana o filme britânico Anónimo, uma teoria da conspiração sobre William Shakespeare.

AnonymousAnónimo é um thriller político que especula sobre a possível fraude de Shakespeare, alvo de diversas teorias por parte de autores como Mark Twain, Charles Dickens e Sigmund Freud. Quem criou as obras creditadas a Shakespeare? O filme avança a hipótese de Edward de Vere, no contexto da sucessão da rainha Isabel I e da rebelião de Essex contra ela, em Londres. Com realização de Roland Emmerich, o drama é protagonizado por David Thewlis, Jamie Campbell Bower, Rhys Ifans e Vanessa Redgrave.

A Dívida é outro thriller entre as estreias da semana, realizado por John Madden, subordinado ao tema da espionagem. Segue três ex-agentes secretos da Mossad que terão de recuperar uma missão passada. A interpretação está a cargo de Tom Wilkinson, Sam Worthington, Helen Mirren, entre outros. Já O Gato das Botas é um filme de animação sobre uma das mais aclamadas personagens de Shrek, disponível nas versões original e portuguesa, em 3D. As vozes da versão portuguesa são de João Cabral, Ana Padrão, Maria João Abreu, Pêpê Rapazote, etc.

Por fim, estreia nas salas nacionais Melancolia, drama dinamarquês de Lars von Trier, sobre a relação entre duas irmãs e a colisão de um planeta contra a Terra. Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt e Kirsten Dunst são alguns dos nomes do elenco estrelado.

Aqui fica o trailer do filme da semana:

httpv://youtu.be/N8EpWPQ1j9o