A RTP revelou hoje que o método de selecção para o próximo festival Eurovisão da Canção continua a ser o histórico Festival RTP da Canção. Em 2012, o concurso realiza-se dia 10 de Março.

O site oikotimes.com, que revelou ontem a informação, acrescenta ainda que o regulamento do festival português vai sofrer alterações que, no entanto, só serão reveladas em Dezembro, no site da RTP.

Relembre-se que o último método adoptado pela estação pública foi, em primeiro lugar, a escolha dos concorrentes ao Festival RTP da Canção por meio de uma votação online aberta ao público e, em seguida, na gala do programa e perante as actuações dos escolhidos, a conjugação do voto do público com o voto dos júris distritais. Esta última etapa é, desde há muito, geradora de controvérsia e tem vindo a ser alterada sucessivamente ao longo dos últimos anos.

Os novos regulamentos darão a conhecer o representante português no Azerbaijão, em 2012, depois de, em 2011, os Homens da Luta não terem ido além da semi-final em que participaram.