google-music

Google lança loja de música

Numa tentativa de fazer frente ao gigante iTunes, a Google lança agora nos EUA uma loja online de música, a Google Music.

O anúncio do lançamento da Google Music foi feito ontem em Los Angeles. Pretende ser uma loja para os aparelhos Android comprarem, armazenarem e ouvirem músicas.

As editoras EMI, Sony Music Entertainment, Universal e mais outras 23 cedem conteúdos para a sua biblioteca, que conseguirá juntar cerca de 13 milhões de canções, segundo referiu a BBC.

Desde 2003, quando a loja iTunes é lançada, que os iPod, iPhones e iPads apresentam um enorme sucesso entre os consumidores de música destes aparelhos. Porém, um estudo da consultora  Gartner demonstrou que metade dos smarthphones vendidos entre Julho e Setembro vêm equipados com o sistema Android, o que representa cerca de 60 milhões de aparelhos. Sendo que os aparelhos que usam o sistema iTunes da Apple representam apenas 15% da quota de mercado, esta poderá ser uma grande oportunidade de crescimento da Google em prejuízo para a marca da maçã.

Esta Google Music não preocupa apenas a Apple, mas também o Facebook, já que se estende à rede social Google +, permitindo que os consumidores partilhem lá a sua música com os seus contactos, que poderão ouvir a música sem ter de a comprar.

httpv://youtu.be/NI8rQEHoE24

Os preços são também vantajosos, entre 51 e 95 cêntimos do euro. As músicas não chegam com DRM de protecção contra cópias. O Google promete ainda oferecer uma faixa para download grátis por dia e irá apresentar material exclusivo. Os Coldplay e Rolling Stones já disseram que vão disponibilizar faixas inéditas ao vivo neste Google Music.

Pretende ainda incentivar as editoras pequenas e os cantores independentes, tendo criado o espaço Artist Hub para esse efeito. Qualquer músico pode deter lá a sua página pessoal, tendo apenas de pagar uma taxa de 25 dólares (18,5 euros) e dar 30% de cada venda ao site.

Por agora esta nova “biblioteca musical” está disponível apenas nos EUA.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Lana del Rey
Lana Del Rey anuncia novo álbum e responde a críticas