Secret Story 2 é uma aposta ganha da TVI, tal como a sua ficção, que continua a dar cartas junto à audiência portuguesa. Na informação, o Telejornal da RTP1 é aquele que mobiliza mais telespectadores.

A Ficção continua a dar cartas na televisão portuguesa. TVI e SIC continuam a contar com este registo para entreter as noites dos portugueses, sendo que a TVI lidera no segmento. A concorrer directamente com Rosa Fogo (SIC), Remédio Santo foi, na passada semana, a novela preferida dos portugueses. A produção da TVI, que conta com as participações de Sara Barradas, Rita Pereira e João Catarré, está muito à frente da sua concorrente directa, tendo obtido um share médio de 34%, longe dos 21,6% obtidos por Rosa Fogo, na última semana.

Também no duelo Anjo Meu (TVI) versus Insensato Coração (SIC), a estação de Queluz se encontrou na frente. Entre os dias 7 e 11 de Novembro, a audiência média da novela protagonizada por Alexandra Lencastre oscilou entre os 8 e os 9%, longe dos resultados da produção da Globo, cuja audiência média, regra geral, não ultrapassou os 5,5%.

Em termos de ficção, uma última ressalva para o período que antecede a chegada dos noticiários. A série juvenil Morangos com Açúcar é, regra geral, mais vista do que a sua concorrente. No entanto, em alguns dias, a diferença foi bastante reduzida, tendo até sido ultrapassada por Morde & Assopra, na Quarta e na Sexta-feira. Ficção à parte, este período é, sem sombra de dúvida, liderada pelo entretenimento da RTP. O Preço Certo, apresentado por Fernando Mendes, obteve sempre um rating superior a 9%, distanciando-se da ficção dos concorrentes privados.

Ao analisar as audiências da última semana é ainda impossível não reparar na forte liderança de Secret Story 2 – Casa dos Segredos. O programa foi líder todos os dias, com excepção de Sexta-feira, dia 11, em que a pole position coube à transmissão do jogo de futebol Bósnia X Portugal, a contar para a Qualificação para o Euro 2012, transmitido pela RTP1.  Este jogo foi o mais visto da semana, com um rating de 19% e um share de 50,9%. Também na Quarta-feira, o reality-show  da TVI acabou por ficar atrás do bom resultado de Remédio Santo (TVI).

Nos restantes dias, não houve nada que destronasse Secret Story 2 do primeiro lugar. Quer os diários de Leonor Poeiras como a gala semanal tiveram a pole position assegurada. O reality-show de Queluz conseguiu sempre um share superior a 30%, em horário nobre, que se transformou num share de 40.5% na Gala de Domingo, dia em que o programa mobilizou uma audiência média de 13.5%. Durante a semana, o reality-show da TVI mantém-se à frente dos seus concorrentes directos, com Peso Pesado 2 e O Elo mais Fraco a discutirem o segundo lugar neste horário, entre si.

Se no entretenimento nocturno, é a TVI que reina, em termos informativos a realidade é outra. A informação da estação pública é, regra geral, a preferida dos portugueses. Na última semana, a sua audiência rondou, quase sempre, os 30%, tendo sido ultrapassada pela concorrência durante o fim-de-semana. No entanto, em termos gerais, o Telejornal é mesmo o noticiário nacional mais visto. Quanto às estações privadas, o Jornal da Noite e o Jornal das 8 vão partilhando o segundo lugar, com vantagem para o noticiário de Carnaxide.

Em termos gerais, a TVI foi o canal líder de audiências, com um share médio de 24,6%. A RTP ocupou o segundo lugar, com 23,0%, à frente da estação do grupo Impresa, que alcançou um share médio de 21,5%. A RTP2 obteve um share médio de 4,1%. A TVI liderou durante todos os dias da semana, com excepção de Sexta-feira, em que a já referida transmissão do confronto Bósnia X Portugal deu a liderança ao canal público. Entretanto, o Cabo continua a marcar passo na preferência dos telespectadores portugueses, com um share médio de 26,8%.

* Dados de Audiência referentes à semana de 7 a 13 de Novembro de 2011