361478

EMI é adquirida pela Universal

A Universal Music está prestes a adquirir a EMI pela quantia de 1.4 mil milhões de euros. A editora discográfica, inserida no grupo francês Vivendi, deverá anunciar a compra nos próximos dias.

Segundo o Financial Times, o negócio discográfico está prestes a ser fechado pelo que será celebrado na próxima semana, conjugando-se assim duas das mais importantes editoras discográficas. A EMI, controlada desde fevereiro pelo Citigroup, leva consigo nomes como os Beatles, Pink FloydColdplay, Tina Turner, Katy Perry, David GuettaAmy Winehouse, Rolling Stones, 30 Seconds To Mars e Lily Allen. Esta será uma das maiores transacções no mundo da música.

Jean-Barnard Lévy, administrador da Vivendi, afirmou que a sua empresa tem admiração pela tradição da EMI e dos seus artistas. Acrescenta ainda que estão apenas pendentes algumas questões a serem aprovadas no conselho de administração. Para além disso, prometeu “estabilidade e permanência” aos atuais artistas que compunham a EMI.

Esta compra deriva dos problemas financeiros da EMI sob a gestão da Citigroup. Tudo indica que a Universal ficará assim a gerir um terço do comércio musical mundial. Uma operação destas não era vista desde a compra, em 2004, da BMG por parte da SONY Music.

Mais Artigos
6LACK
6LACK lança vídeo de “ATL Freestyle”