O actor de 63 anos está à frente de um dos mais emblemáticos acontecimentos conhecidos em todo o mundo no ano de 2012.

“Vou apresentar os Óscares para que a jovem da farmácia pare de me perguntar o nome cada vez que vou aviar receitas. Estou ansioso pelo espectáculo”. Foi assim que Billy Crystal anunciou ao mundo do Twitter que iria fazer as honras do espectáculo.

Inicialmente, a cerimónia seria produzida por Brett Ratner e apresentada por Eddie Murphy. Porém, após a utilização da expressão “fags” (palavra usada para designar “maricas”) pelo produtor enquanto falava dos ensaios do seu filme Tower Heist em que Eddie Murphy é o protagonista, as temperaturas começaram a subir causando uma enorme perturbação entre a comunidade homossexual, levando Ratner a demitir-se da produção dos Óscares. Eddie Murphy seguiu-lhe as passadas.

A Academia das Artes e Ciências Cinematográficas resolveu de imediato o problema com a contratação de Brian Grazer para a produção do evento que, por sua vez, convidou Billy Crystal para a apresentação.

Crystal sucede a dupla de Anne Hathaway e James Franco e esta será a nona vez que o actor estará no palco dos Óscares depois das galas de 1990, 1991, 1992, 1993, 1997, 1998, 2000 e 2004.

A 84º edição do espectáculo decorre no dia 26 de Fevereiro no Teatro Kodak em Los Angeles.