O National Geographic Channel estreia esta quinta-feira, às 22h20, a série documental Teste o Seu Cérebro, que vai fazer “aumentar” o cérebro humano através de várias experiências interactivas para comprovar o quão fácil é enganá-lo. Ao longo de três episódios, este formato vai fazer com que os telespectadores passem a desconfiar do seu cérebro e de tudo o que está ligado a ele.

Teste o Seu Cérebro não é um documentário tradicional em que os espectadores se limitam a ficar sentados no sofá e a absorver a informação. Esta minissérie será uma experiência única para os espectadores, que vão ter a oportunidade de participar na experiência desafiando o cérebro com alguns jogos mentais e de ilusão.

https://i1.wp.com/i770.photobucket.com/albums/xx348/espalhafactos/49448.jpg?resize=515%2C290

No primeiro episódio, intitulado Teste o Seu Cérebro: Atenção!, a atenção de cada um de nós será o tema principal. Este episódio foi gravado na cidade de Las Vegas, onde toda a atenção é sempre pouca. O guia desta jornada pelo nosso cérebro é o grande ilusionista David Copperfield, que consegue manipular a atenção do público de modo a produzir ilusões impressionantes.

Ilusionistas como David Copperfield compreendem a psicologia da mente humana tão bem como qualquer cientista de laboratório e vamos ficar a perceber como usam o seu conhecimento sobre a mente humana para fazerem os seus números. Os cientistas do formato, tendo em conta todos os pormenores da atenção, criaram ilusões capazes de rivalizar com as dos grandes ilusionistas. Acredite ou não, o canal de atenção que filtra a corrente de estímulos que entram no cérebro é tão limitado que um gorila podia entrar na sala mesmo à sua frente que não daria por isso.

https://i2.wp.com/i770.photobucket.com/albums/xx348/espalhafactos/test-your-brain.jpg?resize=516%2C184

Na quinta-feira, dia 17 de Novembro, é emitido Teste o Seu Cérebro: Ver e não crer, um episódio sobre “percepção sensorial”, que foi gravado num estúdio de Hollywood onde os realizadores usam imagens e sons para criarem autênticas ilusões da realidade. Ficará surpreendido ao aperceber-se que os seus olhos e ouvidos criam constantemente ilusões daquilo que realmente existe no mundo que nos rodeia. Cor, luz, movimento e profundidade são construídos no cérebro e estas experiências são facilmente manipuladas.

Será que os seus ouvidos ouvem realmente mensagens escondidas em músicas quando as ouvimos de trás para a frente? Será possível criar a sensação de que estamos a ser tocados ao estarmos a ver televisão? Será que um cego pode “ver” como os morcegos? Os peritos e os artistas da indústria do entretenimento vão ser os guias à medida que invadimos o cérebro e enganamos os sentidos.

https://i2.wp.com/i770.photobucket.com/albums/xx348/espalhafactos/49445.jpg?resize=495%2C278

O último episódio desta série documental vai para o ar a 24 de Novembro, intitulando-se Teste o Seu Cérebro: Memória e, tal como o próprio nome indica, explora os mistérios da “memória”. Concentra-se nas ruas da cidade de Nova Iorque, numa empolgante história de um crime que vai desafiar a sua memória com a ajuda de um guia, um detetive veterano da polícia de Nova Iorque.

Mais do que qualquer outra função do cérebro, as memórias definem quem somos como indivíduos. Mas quando falamos de memória, as coisas nem sempre são o que parecem e há detalhes que escapam. As lembranças mudam e chegamos mesmo à conclusão que o cérebro cria memorias que são “falsas”. O que os peritos sabem sobre como o nosso cérebro cria e se lembra de memórias vai deixá-lo boquiaberto.

Esta estreia é ainda marcada por uma campanha de rádio, imprensa, mupis na rede Metro e online. O objectivo da campanha: é mostrar como o nosso cérebro pode ser manipulado através de estímulos concertados. Jogos visuais, matemáticos e sensoriais, vão estar espalhados pelas diferentes plataformas para que os espectadores possam sentir os seus sentidos manipulados, na primeira pessoa. O NGC disponibilza ainda no microsite (http://natgeotv.com/pt/teste-o-seu-cerebro/interaja/teste-o-seu-cerebro-jogo) um conjunto de exercícios de memória, atenção e perceção onde é possível testar o cérebro e os seus limites.