Depois do produtor  Brett Ratner ter sido afastado do evento, que decorre a 26 de Fevereiro de 2012, Eddie Murphy comunicou que já não ia apresentar a cerimónia como tinha sido anunciado.

Ratner foi afastado por ter feito um comentário brejeiro e homofóbico na apresentação no seu novo filme, Alta Golpada. Eddie Murphy desiste de apresentar a cerimónia, de modo pacífico e solidário com o produtor e seu amigo, dizendo que compreende ambas as partes, ainda que tenha decidido deixar o seu lugar vago: “Estava realmente com vontade de fazer parte do espectáculo que a nossa equipa de produtores e argumentistas estavam a começar a desenvolver, mas estou certo de que a nova equipa de produção e o novo apresentador farão um trabalho igualmente bom”.

Tom Sherak,  presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, mostrou compreender perfeitamente a decisão do comediante:  “Compreendo o que o Eddie sente por perder o seu parceiro criativo, Brett Ratner, e todos nós lhe desejamos o melhor”.

O novo produtor escolhido foi  Brian Grazer, o mesmo de Uma Mente Brilhante, Apollo 13, da série 24. A escolha foi feita em apenas 48 horas após se ter sabido que  Brett Ratner já não era o produtor. Curiosamente Grazer produziu o último filme de Ratner, agora nas salas nacionais, – Alta Golpada –, no qual Eddie Murphy participa.

Don Mischer continua na produção, agora na companhia de Brian. “É muito gratificante fazer parte de um espectáculo que honra a excelência deste meio no qual dediquei tanto da minha carreira”, disse Grazer em comunicado. A Academia justificou a escolha do novo produtor:“Brian Grazer é um produtor conceituado que, nos últimos 25 anos, tem feito um trabalho diversificado e extraordinário.”