dennis-ritchie

Morreu Dennis Ritchie, o criador da linguagem informática

Dennis Ritchie foi um dos mais importantes cientistas da computação. Criou a linguagem C, mais utilizada na programação informática e revolucionou o mundo das tecnologias.

No mês de Outubro, dois nomes sonantes da área tecnológica faleceram, deixando uma herança para todas as gerações: Steve Jobs, o criador da Apple e Dennis Ritchie, o autor da linguagem C e fundador do UNIX. Steve Jobs recebeu o reconhecimento pelo seu trabalho através dos média, aquando da sua morte. Porém, Dennis Ritchie, que também marcou o progresso da informática, não teve direito a semelhante homenagem. Dennis morreu aos 70 anos de idade, na sua residência em New Jersey, EUA, vítima de uma doença não especificada.

Ritchie desenvolveu a linguagem C entre as décadas de 60 e 70 e, ainda hoje, é das linguagens mais conhecidas do mundo. Trabalhou, igualmente,  no sistema operacional do UNIX no início dos anos 70, um projeto da AT&T e General Electric, que se tornou muito complexo. Mais tarde, reescrito em Linguagem C, o UNIX foi simplificado e adaptado em várias empresas e faculdades. Os sistemas operativos que sucederam ao UNIX, foram os conhecidos Linux, Mac OS X, o iOS, o Android, entre muitos outros.

Foi galardoado em dois momentos da sua vida, nomeadamente em 1983, com o Prémio Turing, pela sua contribuição no campo da informática, e em 1999, com a National Medal of Technology entregue pelo Presidente dos EUA da época, Bill Clinton.

Com tanto mérito e talento, Ritchie parece ter sido esquecido na altura em que mais merecia ser recordado, no seu último adeus. Fica a homenagem no Espalha-Factos, ao grande senhor da informática Dennis Ritchie, que por nós será sempre lembrado.

 

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Amor Amor bateu recorde de audiência.
‘Amor Amor’ bate recorde de audiências em horário nobre dominado pela SIC