Dennis Ritchie foi um dos mais importantes cientistas da computação. Criou a linguagem C, mais utilizada na programação informática e revolucionou o mundo das tecnologias.
No mês de Outubro, dois nomes sonantes da área tecnológica faleceram, deixando uma herança para todas as gerações: Steve Jobs, o criador da Apple e Dennis Ritchie, o autor da linguagem C e fundador do UNIX. Steve Jobs recebeu o reconhecimento pelo seu trabalho através dos média, aquando da sua morte. Porém, Dennis Ritchie, que também marcou o progresso da informática, não teve direito a semelhante homenagem. Dennis morreu aos 70 anos de idade, na sua residência em New Jersey, EUA, vítima de uma doença não especificada.
Ritchie desenvolveu a linguagem C entre as décadas de 60 e 70 e, ainda hoje, é das linguagens mais conhecidas do mundo. Trabalhou, igualmente, no sistema operacional do UNIX no início dos anos 70, um projeto da AT&T e General Electric, que se tornou muito complexo. Mais tarde, reescrito em Linguagem C, o UNIX foi simplificado e adaptado em várias empresas e faculdades. Os sistemas operativos que sucederam ao UNIX, foram os conhecidos Linux, Mac OS X, o iOS, o Android, entre muitos outros.
Foi galardoado em dois momentos da sua vida, nomeadamente em 1983, com o Prémio Turing, pela sua contribuição no campo da informática, e em 1999, com a National Medal of Technology entregue pelo Presidente dos EUA da época, Bill Clinton.
Com tanto mérito e talento, Ritchie parece ter sido esquecido na altura em que mais merecia ser recordado, no seu último adeus. Fica a homenagem no Espalha-Factos, ao grande senhor da informática Dennis Ritchie, que por nós será sempre lembrado.