Depois do filme realizado por Miguel Gonçalves Mendes, José e Pilar. Conversas inéditas chega às livrarias a 18 de Novembro, numa edição da Quetzal. O prefácio cabe a Valter Hugo Mãe.

O livro inclui mais material inédito, recolhido durante os quatro anos de filmagens da vida de José Saramago e Pilar del Río, que não consta na longa metragem. Diálogos sobre grandes temas, registados na intimidade do casal em Lanzarote, em Lisboa e em viagens por todo o mundo, são agora publicados numa obra que revela um Saramago ainda pouco conhecido pelos seus leitores. «Tudo pode ser contado doutra maneira», como o próprio génio literário afirmava.

O blog Outros Cadernos de Saramago irá publicar diariamente fragmentos da obra, de 4 a 18 de Novembro – palavras e pensamentos de José, o homem além do premiado autor. Aqui fica o link: http://caderno.josesaramago.org/

«O que o trabalho de Miguel Gonçalves Mendes tem representado para o tesouro do testemunho de Saramago é de valor inestimável. É o melhor dos legados para todos quantos vivem e viverão, permitidos que ficam para o acesso à intimidade com o grande mestre, ou, por outras palavras, para o acesso a um diálogo eminentemente desmascarado com o grande mestre. Mas o grande mestre não estaria nunca completo nesta sua dimensão mais pessoal sem a companhia de Pilar del Río, tão distinta quanto já complementar do escritor», escreve Valter Hugo Mãe no preâmbulo do livro.