Esta quinta-feira, 3 de Novembro, são cinco os filmes que estreiam nos cinemas nacionais. Com destaque para a comédia e para dois filmes que chegam directamente do Irão, o Espalha-Factos escolheu como Estreia da Semana o novo filme de Jonathan Levine, 50/50.

Baseada numa história verídica, a comédia centra-se num jovem de 27 anos a quem é diagnosticado um cancro raro. Escritor de programas de rádio, o protagonista Adam trabalha na estação de rádio com o melhor amigo Kyle, tem uma bonita namorada e leva uma vida simples. A notícia abala o seu mundo, o dos amigos e o da família, mas Adam decide tentar a quimioterapia e lutar pela vida. À medida que tal acontece, vai-se apercebendo das boas coisas da vida, sobretudo aquelas que tomava como garantidas. Joseph Gordon-Levitt protagoniza este 50/50, que conta ainda com a participação de Seth Rogen, Bryce Dallas Howard, Anna Kendrick, Angelica Huston, entre outros. A realização está a cargo de Jonathan Levine, num drama e comédia escrito por Will Reiser.

Destacam-se outros grandes filmes nesta semana de Novembro. Puro Aço é um filme de ficção científica de Shawn Levy que mistura o boxe e a tecnologia, apresentando Hugh Jackman como um ex-pugilista substituído por robôs. O elenco principal é completado por Evangeline Lilly, Anthony Mackie, Kevin Durand, entre outros. Dos Estados Unidos chega ainda A Coisa, filme de terror realizado por Matthijs van Heijningen Jr., que tem lugar na Antártica.

O Irão produz duas outras estreias desta quinta-feira: Offside, uma comédia de 2006, de Jafar Panahi, sobre uma mulher que tenta ir ver um jogo de futebol ao vivo; e Isto não é um Filme, documentário do mesmo realizador, juntamente com Mojtaba Mirtahmasb, sobre o poder do cinema e a censura, contado na primeira pessoa.

Aqui fica o trailer do filme da semana:

httpv://www.youtube.com/watch?v=399GS6az51g