O Facebook está a trabalhar numa nova ferramenta que permite aceder à conta quando o utilizador não se lembra da palavra-passe, e conta com uma ajuda preciosa: os Amigos de Confiança.

A rede social anunciou recentemente que vai lançar uma ferramenta, nas próximas semanas, que vai permitir escolher entre três a cinco amigos de confiança. No caso de o utilizador de esquecer da palavra-passe e não conseguir aceder ao email – em caso de ataque pirata -, o Facebook enviará um código aos amigos de confiança escolhidos, que depois será enviado ao utilizador para poder aceder à sua conta.

Normalmente, quando a password é esquecida, tem de se passar pelo processo de “Recuperar password” e esperar que uma nova senha seja gerada e enviada por email. Ou, usando a comparação do Facebook, fica-se trancado fora de casa. Agora, os amigos de confiança têm uma chave de reserva. E essa chave de reserva é esse código.

Este novo sistema não é mais eficiente do que o normal, mas, em caso de a conta de Facebook e email terem sido pirateados, esta é a nova solução. É mais uma “barreira” de segurança, visto que os amigos de confiança identificarão mais facilmente o utilizador do que qualquer email gerado automaticamente.

A empresa de segurança Sophos alertou, no entanto, que qualquer hacker poderá remover ou alterar as definições dos amigos de confiança e tornar esta medida de segurança completamente inútil.

O Facebook engloba vários procedimentos de segurança, alguns não tão conhecidas, como desligar uma conta remotamente ou receber um código temporário para aceder ao Facebook em dispositivos não reconhecidos, isto é, onde ainda não se tenha entrado com a conta.