A Ongoing prepara-se para coproduzir um novo reality show na China. uMan, o nome do formato, estará na televisão e na internet no início da primavera no canal local de Guangdong.

A empresa portuguesa consegue assim um acordo no mercado chinês, após dois anos de contactos. uMan é o primeiro programa a ser coproduzido pela Ongoing Media na China. “Já começámos a negociar outros projetos”, acrescenta ainda José Eduardo Moniz, vice-presidente da empresa. As relações com empresas chinesas e com a Administração Estatal do Cinema, Rádio e Televisão foram bem conseguidas, com o ex-diretor da TVI a assumir a presença “na China num modelo de coprodução”, mas adiantando que “as relações de confiança que conseguimos estabelecer podem ter continuidade noutras ações”.

uMan foi criado por uma empresa israelita, mas logo se tornou no programa “que saltou da televisão para outras plataformas”, sendo atualmente exibido na Turquia e na Itália. Neste reality show, o espetador encontra-se muito mais presente e participativo na vida dos concorrentes através da internet e telemóvel. Moniz está confiante na sua aposta rematando que “a televisão mudou, por via das novas tecnologias, e vai depender cada vez mais dos consumidores”, acrescentando que é o espetador que “decide o que acontece”.

Guangdong será a casa da primeira produção da Ongoing na China e situa-se no sul do país, integrando Hong Kong e Macau. É a província mais populosa da China, com 102 milhões de habitantes.