max richter

Max Richter no Maria Matos

O pianista e compositor Max Richter sobe ao palco da Sala Principal do Teatro Maria Matos no próximo dia 5 de Novembro, pelas 22 horas, onde deverá fazer ecoar as melodias do seu mais recente trabalho a solo, ‘Infra’.

Max Richter nasceu na Alemanha e mudou-se ainda jovem para o Reino Unido, onde reside actualmente. Após terminados os seus estudos na Academia Real de Música de Edimburgo e em Florença com Luciano Berio, Richter co-funda o colectivo neoclássico Piano Circus (1989), onde viria a interpretar obras como as de Arvo Part, Philip Glass, Brian Eno ou Steve Reich. O seu carácter transgressor e iconoclástico rapidamente o impele a desenvolver um reportório a solo, onde desfruta de espaço para testar os limites dos padrões basilares da sua formação académica. É nesta fase de transição que Max colabora com diversos artistas da electrónica, como o grupo Future Sound of London ou o artista Roni Size (vencedor de um Mercury Prize).

Com o lançamento de Memoryhouse, o seu primeiro álbum datado de 2002, estes seus trilhos artísticos confluem numa peculiar harmonia de flutuantes estados anímicos entre o experimental e o registo clássico. Os seus trabalhos seguintes, The Blue Notebooks (2004), Songs from Before (2006), 24 Postcards in Full Colour (2008) e o mais recente, Infra (2010), permanecem fiéis a essa mesma linha “pós-clássica“, em que tradição e modernidade coabitam e um Schubert experimentalista se agita ao som de um minimal electrónico.

Infra (que significa abaixo, em latim), expansão de uma obra anteriormente concebida por Richter para um ballet, nasce da reflexão das palavras de TS Eliot em The Waste Land, transpondo-nos para o curso melancólico de uma viagem nocturna, num inverno cada vez mais frio e distante, agasalhados de uma indelével nostalgia.

Um espectáculo verdadeiramente apelativo do aclamado compositor de A Valsa com Bashir, com promessas de fazer sentir verdadeiramente algo.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Eurovisão 2021
Eurovisão 2021. Organizações de fãs dão vitória a Malta e zero pontos a Portugal