O 3º trimestre pouco ou nada trouxe de novo nas colocações das principais rádios do país no ranking. A RFM mantém-se como a estação preferida dos portugueses, seguida novamente pela Rádio Comercial.

Nem tudo são, porém, boas notícias para a RFM: O consumo rádio caiu durante os meses de Verão e, à excepção da Renascença, da Rádio Comercial e da M80, todas as estações perderam ouvintes entre o segundo e o terceiro trimestre de 2011.

Ainda assim o grupo R/Com mantém-se na liderança com 24.6% de Audiência Acumulada de Véspera (A.A.V.) com a rádio das Grandes Músicas a conquistar 14.1%, a Renascença 7.9% e a Mega Hits 2.6% de A.A.V. A Media Capital é o segundo grupo de media em Portugal com 18.6%. As rádios mais ouvidas foram a Comercial e a M80, com 10.9 e 4.4% de A.A.V, respectivamente. No mesmo grupo seguem-se em termos de resultados as estações Cidade FM, Best Rock FM – que apesar de descontinuada continua a obter valores relativamente satisfatórios de audiência – Vodafone FM e, por fim, a Star FM.

Nas rádios públicas a Antena 1 foi a estação que melhor performance obteve, partilhando com a M80, o título de 4ª estação mais ouvida em Portugal. A Controlinveste mantém-se como 4º grupo de comunicação mais influente no meio radiofónico, colocando a TSF como 5ª estação mais ouvida em Portugal.

Actualmente, as cinco estações mais ouvidas em Portugal são as seguintes:

  • RFM 14.6%
  • Rádio Comercial 10.9%
  • Renascença 7.9%
  • M80 4.4%
  • Antena 1 4.4%