Vindos de Setúbal, os The Doups são actualmente uma das grandes promessas do Indie Rock nacional, que desde a sua formação, em 2007, têm vindo a percorrer um caminho seguro rumo ao topo da cena musical portuguesa. Na passada Segunda-Feira, dia 10 de Outubro, este quarteto lançou através da Optimus Discos o seu LP de estreia, Small Town Gossip, um álbum que demorou dois anos a ser feito e aperfeiçoado, e que será hoje visto em pormenor.

Grande promessa da música nacional, os The Doups contam já com honras tão grandes como um lugar no Top 5 num concurso onde participaram 900 bandas europeias, ou a primeira parte do show dos Franz Ferdinand no Campo Pequeno, em 2009. Após um EP (Six O’Clock Shadow, de 2009) que me deixou a pedir por mais, chega agora o primeiro longa-duração, este Small Town Gossip, que não desilude e mostra um som intenso e de grande qualidade, muito ao meu gosto.

Quando ouvimos os The Doups, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a forte influência que o Post-Punk Revival britânico dos anos 00 tem na sonoridade do grupo. Nomes como Arctic Monkeys ou Franz Ferdinand são facilmente assumidos como referências para este grupo, que aposta num som que inclui guitarras rasgadas, ritmos contagiantes e (alguns) sintetizadores travessos, tudo junto numa combinação que agrada tanto aos ouvidos como aos pés.

Na produção, ouve-se um equilíbrio bem conseguido entre a crueza Rock (que eu tanto aprecio) e uma clareza mais Pop, algo que muitas bandas tentam atingir sem sucesso, mas que os The Doups conseguiram criar neste Small Town Gossip. Na voz, João Rodrigues surge como um vocalista competente, com um registo bastante aprazível. Nas letras, também não há nada de negativo a assinalar: apesar de não serem brilhantes peças de poesia, cumprem (e bem) o seu objectivo.

Na altura de assinalar os “podres” de Small Town Gossip, confesso que não tenho muito espaço de manobra, à excepção da insatisfação com a escolha de These Days para encerrar o álbum. Um ponto que poderia eventualmente servir de base para críticas a este disco é uma certa homogeneidade entre as canções, que alguns poderiam considerar excessiva. Apesar de isto não me incomodar particularmente, tenho de reconhecer que pode ser algo que não caia bem a todos os ouvintes do registo.

Também devo admitir que não morro de amores por algumas das faixas presentes neste disco. Contudo, atribuo isto mais a questões de gostos pessoais do que a alguma falha criativa da banda. A verdade é que Small Town Gossip é um álbum bastante bem conseguido e que, mesmo com os seus defeitos, consegue proporcionar uns bons momentos a quem se dedica a ouvi-lo.

Entre as minhas canções favoritas deste Small Town Gossip estão a viciante Just As Predicted, a frenética Alone In A Crowd, ou a minha favorita, a forte e acelerada Night Out. As piores deste disco são, a meu ver Your Words, Fuji e These Days, faixas que não conseguem estar no mesmo patamar que as outras que estão presentes neste LP.

Resumindo, Small Town Gossip é um disco bem acima da média, que mostra uns The Doups apostados em conquistar o público nacional (e quiçá o resto do mundo), com um Indie Rock de grande qualidade e cheio de vivacidade. É certo que este não é um álbum perfeito, mas é sem dúvida um dos grandes lançamentos nacionais do ano, e vai com certeza dar muito que falar. Espero é não ter de aguardar mais por um segundo disco deste quarteto setubalense, pois este Small Town Gossip ainda me aguçou mais o gosto.

Nota Final: 8,2/10

[Para obter este disco através de download legal e gratuito, basta clicar no link que se segue, e “sacar” o álbum de forma integral no site da Optimus Discos – http://optimus.blitz.pt/discos/destaques/smalltown-gossip]