A primeira edição do MasterChef chega ao fim este sábado na RTP, com um duelo entre a Lígia e o Luís. Revê aqui a trajectória do programa e fica a conhecer um pouco sobre as origens deste formato no estrangeiro.

Exibido nas noites de sábado da RTP após os programas informativos, o MasterChef, um concurso de culinária, contou com uma boa recepção do público e já tem garantida uma segunda edição para 2012. Quais os ingredientes deste sucesso? Um júri carismático, concorrentes apelativos e muitos, muitos pratos deliciosos.

O programa arrancou a 9 de Julho com três programas de casting que desde logo agarraram os espectadores. O suspense presente em cada momento em que um dos júris dava uma garfada no prato de um dos concorrentes, sem nunca transparecer o que sentia. A presença de concorrentes que vinham das mais diversas áreas profissionais: um psicólogo, um publicitário, uma engenheira, um artista ou até um tatuador. A confecção de todo o tipo de pratos, com os mais diversos ingredientes e com inspirações de todas as partes do mundo.

Dos castings saíram os 13 finalistas, que se preparavam para a viagem das suas vidas. Receberam caixas surpresa para montar ementas com os ingredientes que lhes eram dados; despertaram a sua criatividade para redesenhar pratos tradicionais portugueses; uniram-se em equipas para cozinhar para militares, camionistas e para um casamento; viram a pressão subir ao máximo nas provas de eliminação. E no meio desta montanha russa de emoções, cresceram como grupo, cresceram como cozinheiros, e gradualmente passaram de simples amadores a potenciais chefs de cozinha.

Um a um, os concorrentes foram tirando os aventais do MasterChef. Na imprevisibilidade da competição, candidatos fortes como o Viriato ou a Marta abandonaram a competição mais cedo. Nas semi-finais da semana passada, do confronto feminino entre a Lígia e a Sónia, é a primeira que leva a melhor, enquanto no confronto masculino entre o Mauro e o Luís, é o último que consegue a melhor prestação. A final será um confronto entre engenheiros civis: os dois terão de construir uma ementa de três pratos que for sugerida pelos júris. Encontro marcado para Sábado às 21h25.

Esta corrida culinária já se iniciou fora de Portugal há muito tempo: a marca MasterChef surgiu na BBC em 1990, tendo desde então sido reproduzida em 26 países, desde a Turquia, Itália, Croácia, Dinamarca ou Peru. O programa marca também presença nos EUA, através do canal Fox. Já a versão australiana, encontra-se actualmente em exibição na SIC Mulher. A BBC lançou também uma variante júnior do programa, denominada Junior MasterChef, que já foi seguida em outros países como a Holanda ou a Itália.