A 17ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, começou este Sábado, dia 8 de Outubro, e estende-se até ao próximo dia 15, em Seia.

Considerado como o pioneiro do cinema ambiental, o festival apresenta-se este ano com uma estrutura renovada e inovadora. Para além da mostra de cinema (longas e curtas metragens), serão também realizadas actividades paralelas organizadas pelos inúmeros parceiros que se associaram ao evento, tais como workshops, conferências, masterclasses, exposições, entre outras.

A programação cinematográfica vai estar organizada por diversas secções, como a Guerrilha Verde, o Panorama Infantil ou as sessões especiais do ciclo de filmes que integram a comemoração do Ano Internacional da Floresta. A lista deste ano contará com cerca de 65 produções portuguesas, juntando-se aos 81 filmes de origem lusófona que também estão a concurso.

O objectivo do festival é promover a educação ambiental, através do cinema e de outras actividades culturais, abordando diversas temáticas. O tema deste ano é a reciclagem, apresentando-se sob uma forma apelativa para o público mais jovem, ideia que está patente na nova imagem do evento, onde está visível o lema: “Cultiva a consciência ambiental, evita o aborrecimento.”

A abertura esteve a cargo da banda The Crows, que actuaram na Casa Municipal da Cultura de Seia, palco que pisarão também os Deolinda, no concerto de encerramento. Para além deste local, o festival decorre também no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

O CineEco é organizado pela Câmara e a Empresa Municipal da Cultura e Recreio de Seia, às quais se juntou este ano a Associação Zero em Comportamento. A entrada é livre, à excepção do concerto de encerramento (6€) e das sessões Panorama e Panorama Infantil (3,5€). Poderá encontrar mais informações acerca do festival aqui.