13170539826582

DocLisboa 2011

Entre os dias 20 e 30 de Outubro irá decorrer mais uma edição do Doclisboa, cuja programação foi apresentada na passada quinta-feira, em conferência de imprensa. Nesta conferência, Anna Glogowski, directora do festival partilhou a  “preocupação de centrar o número de salas e diminuir o número de filmes”, o que resulta na distribuição de 172 filmes por cinco espaços distintos: Culturgest, cinemas São Jorge e Londres, Teatro do Bairro e Cinemateca Portuguesa.

A sessão de abertura conta com a exibição de Crazy Horse, de Frederick Wiseman e para encerrar o festival teremos Photographic Memory, de Ross McElwee. Ambos os realizadores estarão presentes nas sessões.

Para além das habituais secções de competição, há um destaque para a secção Riscos, assim como para a secção Heart Beat, onde será possível assistir à antestreia nacional de George Harrison: Living in the Material World, de Martin Scorsese. As Retrospectivas deste Doclisboa 2011 serão três: Movimentos de libertação em Moçambique, Angola e Guiné-Bissau (1961-1974), Jean Rouch e Harun Farocki. A primeira traz-nos um programa politicamente interessante, volvidos 50 anos sobre a luta armada levada a cabo pelos povos colonizados por Portugal, enquanto que a segunda é uma colaboração com a Cinemateca e pretende homenagear Jean Rouch, o etnólogo e cineasta falecido em 2004. Também a obra de Harun Farocki é posta em retrospectiva, juntamente com uma exposição sua de instalações vídeo, que estará no Palácio Galveias e ainda uma masterclass dada pelo realizador, no dia 25 de Outubro, com entrada livre.

As actividades paralelas são também uma parte importante do festival, desde as actividades pedagógicas Docs 4 Kids e a recepção de grupos escolares, até aos debates e workshops, incluindo um Workshop de Realização com Sérgio Trefaut, disponível em vários dias.

Os bilhetes já se encontram à venda, na bilheteira central da Culturgest, e a programação pode ser consultada aqui.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
ccb
CCB apresenta ‘Destemporada’ com Luís Severo, The Legendary Tigerman e Monica Bellucci