O Porto Canal está prestes a fazer cinco anos e, para comemorar, vai começar a transmitir em HD (alta definição) a partir de Janeiro de 2012. Mas as novidades não ficam por aqui.

O canal generalista gerido pelo FC Porto avança que serão ainda construídos um estúdio físico e um outro virtual e que haverá alterações ao nível dos conteúdos televisivos. Assim, a grelha passa a contar com quatro novos programas: Testemunho Directo, uma grande reportagem que vai para o ar à quinta-feira, às 22h00; Domínio Público, um espaço de debate emitido à terça-feira, também às 22h00; Tribuna Livre, um programa virado para as opiniões de rua e ainda Azul e Branco, um espaço desportivo onde serão feitas reportagens sobre o FC Porto e uma antevisão das jornadas e que vai ser transmitido à sexta-feira, a partir das 22h00.

No campo informativo haverá mais dois noticiários às 19h00 e às 20h00, que irão reforçar o Jornal do Norte, o bloco informativo que vai para o ar às 21h00. Já na área desportiva, o Porto Canal vai apostar nas transmissões em directo dos jogos do FC Porto, nas várias modalidades em que o clube participa.

As emissões vão ser feitas em HD a partir de Janeiro, uma mudança que irá custar ao canal um milhão de euros.

Passando da televisão para a internet, as novidades surgem ao nível da imagem do site do canal: há uma clara aposta num estilo mais sóbrio e mais funcional. De referir ainda que os programas vão passar a estar disponíveis em video-on-demand e que o Porto Canal vai abrir uma delegação em Lisboa e mais algumas na Região Norte, em cidades do Alto Minho, de Trás-os-Montes e do Alto Douro.

Recorde-se que o este canal de televisão está prestes a comemorar cinco anos de existência. Em Agosto passou a ser gerido pelo FC Porto, que tem opção de compra da estação durante os próximos três anos.