Os leitores do Espalha-Factos elegeram estas como as melhores estações de rádio do país. Durante o mês de Setembro foi possível votar num total de 5 categorias que juntas formam o panorama radiofónico actual. Nunca é demais recordar que estes Prémios foram atribuídos tendo em conta os votos efectuados pelos nossos leitores.

Comecemos pela apresentação dos resultados radiofónicos de âmbito local. De entre as várias opções, a votação foi bastante renhida entre as rádios Radar e Orbital, tendo a segunda levado a melhor, sagrando-se a melhor rádio local do país com 91 votos contra 88 da estação de música alternativa. Ambas emitem a partir da grande Lisboa.

Quanto ao galardão de melhor locutor de âmbito local, Rui Maria Pêgo iniciou-se nos microfones da recém criada Rádio Sudoeste TMN em Abril e é já a grande revelação do ano, conquistando 43.7% (243 votos), deixando para trás a concorrência composta por José Conde (231) do Rádio Clube de Arganil, Raquel Strada (44) também da Sudoeste TMN, e ainda Pedro Coelho e Albino José, ambos da Rádio Boa Nova  de Oliveira do Hospital (28 e 4, respectivamente).

Passemos agora para as categorias de âmbito nacional e comparativamente com o ano de 2010, alguns galardões não sofreram alterações, nomeadamente nas categorias de Melhor Rádio e Melhor Programa/Rúbrica. Quanto ao prémio de melhor locutor, foi Vasco Palmeirim, um dos apresentadores do Programa da Manhã da Rádio Comercial, o grande vencedor ao conquistar 28.05% com 108 votos. Nuno Markl, também da Comercial ficou imediatamente atrás com 107 votos. Fernando Alvim, da rádio pública Antena 3, fecha o pódio com 55 votos, claramente atrás do 2º e 1º classificados. Na mesma contagem estiveram ainda Ana Galvão e Diogo Beja da Antena 3; Vanda Miranda, Ana Isabel Arroja, Catarina Miranda e Pedro Ribeiro, todos da Rádio Comercial.

O Programa da Manhã da Rádio Comercial é, pelo segundo ano consecutivo, o Melhor Programa/Rúbrica dos Prémios Espalha-Factos. Os leitores ficaram, no entanto, bastante divididos entre este e a Caderneta de Cromos, rúbrica que pertence ao mesmo programa da rádio da Rua Sampaio e Pina: Apenas 3 votos separaram ambos.

Por fim, na categoria de Melhor Rádio – Nacional, a Rádio Comercial é líder destacada e repete a proeza de ser a preferida pelos leitores do Espalha-Factos com 43.6%, ou seja, 170 num total de cerca de 300 votos. Na mesma contagem seguem-se as rádios Antena 3 e a RFM, com 81 e 74 votos, respectivamente. No fim da tabela ficaram as estações Mega Hits e TSF, a primeira com 49 e a segunda com 16 votos.

Melhor Rádio Local

Orbital – 91
Radar – 88
RBN – 64
94 FM – 47

Melhor Rádio Nacional

Rádio Comercial – 170 
Antena 3 – 81
RFM – 74
Mega Hits – 49
TSF – 16

Melhor Programa / Rubrica

As Manhãs da Comercial – 123
A Caderneta de Cromos – 120
Prova Oral – 64
TNT – 41
Diogo Beja Show – 18

Melhor Animador – Rádio Local

Rui Pêgo, Rádio SWTMN – 246
José Conde, Rádio Clube de Arganil – 231
Raquel Strada, Rádio SWTMN – 44
Pedro Coelho, Rádio Boa Nova – 28
Albino José, Rádio Boa Nova – 4

Melhor Animador – Rádio Nacional

Vasco Palmeirim, Rádio Comercial – 108
Nuno Markl, Rádio Comercial – 107
Fernando Alvim, Antena 3 – 55
Ana Galvão, Antena 3 – 33
Pedro Ribeiro, Rádio Comercial – 30
Ana Isabel Arroja, Rádio Comercial – 17
Diogo Beja, Antena 3 – 14
Vanda Miranda, Rádio Comercial – 11
Catarina Miranda, Rádio Comercial – 10