A partir do próximo sábado e durante todos os sábados de Outubro, a RTP2 estreia, às 21h, um documentário português sobre figuras maiores da cultura portuguesa.

Os portugueses poderão assim assistir a documentários inéditos, encomendados a realizadores portugueses e a produtoras nacionais independentes, acerca da vida e obra de quatro portugueses  que têm contribuído bastante para a qualificação cultural de Portugal. São eles o pintor Eduardo Batarda, o escultor Alberto Carneiro, a artista plástica Ana Vidigal e o director artístico Jorge Salavisa.

Este sábado estreia Eduardo Batarda Como Deve Ser. O documentário da autoria de Abílio Leitão e Alexandre Melo apresenta aos portugueses o pintor que marcou gerações de estudantes e cuja pintura habita de forma indelével a paisagem da melhor História da Arte Portuguesa.

Dificilmente o que habita perto da origem abandona o lugar é um documentário da autoria de Olga Ramos  e expõe a relação do escultor Alberto Carneiro com os ambientes envolventes: casa-jardim-atelier, paisagem agrícola do Vale do Coronado e os espaços naturais onde elaborou algumas das obras.

Dia  22 de Outubro, estreia Menina Limpa Menina SujaAna Vidigal. O filme leva-nos a descobrir a  artista plástica contemporânea  e as suas diferentes fases, durante a montagem de uma exposição da artista no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

No último sábado de Outubro é a vez de Keep GoingJorge Salavisa estrear no ecrã da RTP2. Keep Going retrata o trajecto de 50 anos de Jorge Salavisa, enquanto bailarino, professor e director artístico. Jorge Salavisa ocupa um lugar ímpar na cultura portuguesa.