Adele foi a grande vencedora da categoria música dos Prémios Espalha-Factos desde ano, tendo sido a mais votada em 5 das categorias.

De acordo com a votação do público durante quase todo o mês de Setembro, a cantora britânica Adele sai vencedora nas seguintes categorias: melhor videoclipe; melhor canção; melhor álbum; melhor intérprete revelação e melhor intérprete feminino.

Rolling In The Deep foi considerado o melhor videoclip musical e obteve 25,34% dos votos, derrotando Last Friday Night de Katy Perry e The Lazy Song de Bruno Mars, que aparecem logo a seguir empatados e em segundo lugar. Kanye West, Linda Martini e Britney Spears foram outros dos nomeados nesta categoria.

Someone Like You,  segundo single do álbum 21 de Adele, venceu o prémio de melhor canção com uma votação massiva que resultou em 43,73% dos votos. Em segundo lugar surge a já premiada Rolling In The Deep, também de Adele e, seguem-se, A Máquina dos Amor Electro,  Every Teardrop Is A Waterfall dos Coldplay, Vá Lá Senhora dos Golpes, RGB dos Gift e, por fim,  Not There Yet de Luísa Sobral.

httpv://www.youtube.com/watch?v=hLQl3WQQoQ0

O melhor álbum, como seria de esperar pelos resultados anteriores, foi para o 21 de Adele, ultrapassando uma maioria absoluta nos votos (64,55%)  e deixando Explode dos portugueses The Gift  para segundo lugar. Em terceiro lugar ficou My Beautiful Dark Twisted Fantasy de Kanye West , seguindo-se os álbuns mais recentes de Britney Spears, Explosions On The Sky e ainda o primeiro trabalho do adolescente Greyson Chance.

Os Amor Electro, portugueses e liderados por Marisa Liz, vencem na categoria de  banda revelação, com 55,15% dos votos. Os Golpes surgem em segunda posição, seguidos por Two Door Cinema Club, em terceiro lugar.Os portugueses Sean Riley and the SlowridersYou Can’t Win, Charlie Brown surgem, por esta ordem, a encerrar a lista.

Adele vence o prémio de melhor intérprete revelação com 51,57% dos votos, derrotando as portuguesas Aurea (2ºlugar) e Luísa Sobral (3º)e, ainda, Aloe Blacc (4º) e Greyson Chance (5º). Adele é considerada também como melhor intérprete feminino, derrotando Katy Perry, Colbie Caillat, Britney Spears e Christina Perri, exactamente nesta ordem de enumeração.

São os Coldplay  que levam o prémio de melhor banda, com apenas 23,24% dos votos, muito próximos do segundo lugar que coube aos portugueses Deolinda. Seguem-se os Arctic Monkeys, Amor Electro, The Gift, Clã, The Script e The National.

Quanto ao melhor intérprete masculino é Bruno Mars quem mais se destaca, arrecadando 33,67% dos votos. Em segundo lugar aparece Michael Bublé e, em terceiro, Eddie Vedder, líder dos Pearl Jam. Kanye West, Jamie Cullum e Aloe Blacc foram os menos votados desta categoria.

Melhor Videoclipe

Rolling in the Deep, Adele – 92
Last Friday Night, Katy Perry – 84
Bruno Mars, The Lazy Song – 84
Runaway, Kanye West – 45
Juventude Sónica, Linda Martini – 39
I Wanna Go, Britney Spears – 19

Melhor Canção

Someone Like You, Adele – 171
Rolling in the Deep, Adele – 72
A Máquina, Amor Electro – 42
Every Teardrop is a Waterfall, Coldplay – 37
Vá Lá Senhora, Os Golpes – 30
RGB, The Gift – 27
Not There Yet, Luísa Sobral – 12

Melhor Álbum

21, Adele – 244
Explode, The Gift – 51
My Beautiful Dark Twisted Fantasy, Kanye West – 38
Femme Fatale, Britney Spears – 23
Take Care, Take Care, Take Care, Explosions in the Sky – 18
Hold On Til’ the Night, Greyson Chance – 4

Banda Revelação

Amor Electro – 198
Os Golpes – 48
Two Door Cinema Club – 42
Sean Riley and the Slowriders – 37
You Can’t Win Charlie Brown – 34

Intérprete Revelação

Adele – 214
Aurea – 119
Luísa Sobral – 52
Aloe Blacc – 24
Greyson Chance – 6

Melhor Banda

Coldplay – 96
Deolinda – 92
Arctic Monkeys – 62
Amor Electro – 59
The Gift – 33
Clã – 27
The Script – 24
The National – 20

Melhor Intérprete Feminino

Adele – 287
Katy Perry – 64
Colbie Caillat – 21
Britney Spears – 17
Christina Perri – 11

Melhor Intérprete Masculino

Bruno Mars – 132
Michael Bublé – 90
Eddie Vedder – 71
Kanye West – 47
Jamie Cullum – 35
Aloe Blacc – 17