Pode vir a ser um oponente ao monopólio da Sport TV. A Media Capital, detentora da TVI, quer criar um canal temático totalmente dedicado ao desporto.

Depois de, na semana passada, ter entrado na corrida pelos direitos de transmissão da Liga dos Campeões, a Media Capital prepara-se agora para dar o passo seguinte. “Decidimos avançar com um canal de conteúdos desportivos ‘Premium’”, revelou o empresário Miguel Pais do Amaral, detentor de dez por cento do grupo de media.

O projecto deve arrancar em Agosto de 2012 e não é o único que Pais do Amaral tem entre mãos. O empresário já adquiriu os direitos dos jogos da Liga espanhola a partir da próxima época e tem ainda em vista a Liga inglesa, a Liga italiana, os jogos do Benfica em casa na Liga Sagres, a Taça de Portugal e a Taça da Liga.

Em relação à compra dos direitos televisivos da Liga dos Campeões, é de referir que o nome Media Capital surge em duas propostas apresentadas à UEFA: uma pela TVI e outra por Miguel Pais do Amaral, no âmbito deste novo canal de desporto. Quem ficou fora da corrida foi a RTP que, juntamente com a Sport TV, tem sido a responsável pela transmissão dos jogos da liga milionária nas últimas épocas.