O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
layer

O Cinema Francês em Festa

A 12ª edição da Festa do Cinema Francês, organizado pelo Institut Français du Portugal, vai percorrer durante mais de um mês seis cidades nacionais, levando aos espectadores aquilo que de melhor se faz na sétima arte gaulesa.

Numa variedade de conteúdos que vão desde o passado ao presente cinematográfico francês, o principal destaque da programação vai para The Artist, a homenagem ao cinema mudo de Michel Hazanavicius, que se evidenciou em Cannes e que se assume como uma presença quase certa nos Óscares.

Para além de cinema de património, com várias cópias restauradas, a Festa contará com 25 antestreias, entre as quais estarão os mais recentes filmes de André Téchiné (Impardonnables), Mahamat Saleh Haroun (A Screaming Man), Radu Mihaileanu (The Source), Denis Villeneuve (Incendies) e de Nadine Labaki (Where Do We Go Now?).

 Carole Bouquet vai ser a madrinha da 12ª Festa do Cinema Francês, marcando presença em Lisboa a 14 de Outubro na exibição de Lucie Aubrac de Claude Berrino e a 15 de Outubro na antestreia de Impardonnables de André Techiné, do qual é protagonista.

 Anouk Aimée será também homenageada pela Festa, marcando inclusive presença em Lisboa a 7 de Outubro, no São Jorge, na exibição de Lola, de Jacques Demy. Em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, serão exibidos mais de uma dezena de filmes que a celebrizaram como La Dolce Vita, (de Frederico Fellini) ou Un Homme et une Femme (de Claude Lelouch).

Mia Hansen-Love, Christine de Laurent, Laure de Clermont-Torrene e Radu Mihaileanu estão ainda na lista de convidados especiais na 12º edição da Festa do Cinema Francês.

Para além da programação cinematográfica, realizam-se ainda dentro do âmbito da Festa o primeiro concerto do cantor francês Sorel em Portugal, a 13 de Outubro, assim como uma exposição de André Graça Gomes, patente de 3 a 13 de Outubro no Institut Français du Portugal, na qual realizará ao vivo três desenhos de grandes dimensões inspirados no universo do realizador Robert Bresson.

A Festa do Cinema Francês pretende chegar um pouco a todo o país e, para tal, associa-se à RTP2, que dedicará o mês de Outubro ao cinema franco nas suas secções dedicadas ao cinema.

Mais informação sobre a 12ª Festa do Cinema Francês pode ser encontrada no site oficial, aqui.

httpv://www.youtube.com/watch?v=Ofu2HbrmWLc

Aqui fica um resumo das cidades, dias e locais que constituem o itinerário da Festa do Cinema Francês

Lisboa – 6 a 16 de Outubro no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa e no Institut Français du Portugal.

Almada – 12 a 16 de Outubro no Fórum Romeu Correia

Porto – 18 a 13 de Outubro na Fundação de Serralves e no Cinema Passos Manuel

Guimarães – 20 a 23 de Outubro no Centro Cultural Vila Flor

Faro – 22 a 30 de Outubro no Teatro Municipal de Faro

Coimbra – 2 a 8 de Novembro no Teatro Académico de Gil Vicente