Nos próximos dias 6, 7 e 8 de Outubro, o Festival Jovens Músicos assinala o  25ºaniversário dos Prémios Jovens Músicos.

A Rádio e Televisão Pública (RTP), através da Antena 2, promove anualmente estes prémios que visam descobrir e promover novos talentos musicais portugueses. Este ano, as categorias distinguidas são:  piano (nível superior), violino (nível superior), violoncelo (nível superior), trompa (nível superior), música de câmara (nível superior), música de câmara (nível médio), clarinete (nível médio), trombone (nível médio) e jazz combo.

O primeiro dia começa com um debate, sobre os Novos Caminhos do Fado, seguido de um recital de guitarra portuguesa. Ao final da tarde, decorre a entrega dos Prémios Jovens Músicos.

O debate Desafios do ensino da música em Portugal inicia as festividades do segundo dia. Jovens Músicos/Jovens Compositores, Solistas ex-laureados e Vencedores Música de Câmara são os concertos que preenchem o resto deste dia.

O último dia é marcado pelo debate Jovens músicos – que futuro?, pelo Concerto de Gala e pelo Concerto Vencedor Jazz Combo.

A Antena 2 transmitirá todos os momentos do festival em directo e a RTP2 transmitirá, também em directo, a final dos Prémios Jovens Músicos, o Concerto Solistas ex-laureados e o Concerto de Gala.