Contada com frieza e perversidade, como consegue por vezes ser a própria vida, A Colombiana conta-nos a história de uma rapariga que vê os seus pais serem brutalmente assassinados pelos capachos de Don Luis (Beto Benites), o líder de uma rede de droga. Demasiado jovem para ser confrontada com o lado mais negro da ganância e do poder, Cataleya (Zoe Saldana) consegue escapar ao seu aparentemente inevitável destino. Todavia, a jovem não descansará até um dia fazer justiça pelas suas próprias mãos.

Vários anos após o fatídico dia que lhe levou a vida dos seus pais, Cataleya preparou-se incansavelmente para a guerra que jurou um dia vencer. Extremamente inteligente, para além da força e agilidade físicas, a jovem é metódica, perspicaz e com uma grande capacidade de planear os seus ataques, pormenor a pormenor. E, assim, um a um, os membros da rede começam a ser mortos, de formas tenebrosas e aparentemente impossíveis.

Os sucessivos homicídios começam a levantar suspeitas dentro da polícia, para além da própria rede de rede. Porém, Cataleya apenas parará quando conseguir destruir toda a quadrilha e, claro, aniquilar o próprio Don Luis.

A Colombiana é um bom filme de acção que se poderia tornar excelente caso não caísse no evitável erro de se tornar demasiado óbvio. Existem momentos extremamente apelativos visualmente, e Zoe Saldana tem uma actuação merecedora de elogios. Todavia, o enredo acaba por não conseguir nunca atingir um clímax. Infelizmente, a meio do filme o espectador acabará por levantar as mãos à cabeça, capaz de visualizar na perfeição tudo o que acontecerá dali para a frente.

Para além das falhas já apontadas ao enredo, A Colombiana não apresenta outras falhas relevantes. O elenco consegue cumprir tudo aquilo que seria expectável, e Zoe Saldana é fantástica no seu papel. Visualmente intenso, mas ao mesmo tempo agradável, o filme consegue eficazmente transportar-nos para o submundo das culturas de droga e violência, onde a lei é ditada pelos traficantes. Contudo, quando se falha num aspecto tão fundamental como o da narrativa, tudo o resto acaba simplesmente por ir por água abaixo.

5/10

Ficha Técnica

Título original: Colombiana

Realizado por:  Olivier Megaton

Argumento: Luc BessonRobert Mark Kamen

Elenco: Zoe Saldana, Amandla Stenberg, Callum Blue, Michael Vartan, Cliff Curtis, Jordi Mollà

Género: Acção/Aventura

Duração: 107 minutos