A 15 de Julho de 1988, na última noite na universidade de Edinburgh, Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess) envolvem-se romanticamente, naquilo que seria expectável ser apenas uma noite meramente sexual. Todavia, quando os seus laços se unem, e Emma e Dexter se conhecem, Um dia transforma-se numa vida…

No final da faculdade, Emma é a típica rapariga estudiosa, amigável, quase politicamente correcta, carregada de sonhos e expectativas. Por outro lado, Dexter é um homem da noite e da festa, do fugaz e do momentâneo. E, porque por vezes os opostos tocam-se mesmo, a relação de Emma e de Dexter mantém-se durante vários anos. Numa narrativa calma e pausada, bem ao estilo de Lone Scherfig – exemplo disso é o filme Uma outra educação, de 2009 -, Um dia é um filme, acima de tudo, honesto. É evidente o esforço em retratar pessoas, dilemas, dificuldades e relacionamentos reais.

Colocando de lado o florido de Hollywood, Um dia exclui qualquer tipo de intensidade exibicionista, efeitos especiais, deslumbrantes cenários ou uma panóplia de personagens diversificadas, figurantes ou secundárias. Pelo contrário, Um dia reúne poucas actuações, pois o enfoque é todo dado ao casal protagonista.

Num registo totalmente distinto do que é habitual, Anne Hathaway consegue com sucesso encarnar a sua personagem, que à partida assume uma perspectiva desafiante derivado ao género do filme. Por outro lado, Jim Sturgess adiciona toda a aparência rebelde, quase perigosa, a Dexter.

Um dia tem falhas intrínsecas a diversos níveis, todavia consegue afastar-se do tão temido cliché. Inicialmente catalogado como um filme light e puramente romântico, ao género de O diário da nossa paixão, a verdade é que Um dia consegue surpreender. A sua grande emotividade assenta na questão das oportunidades perdidas, e na incapacidade do ser humano de usufruir do prazer de cada dia enquanto único. E de uma forma tão profundamente envolvente como a própria vida, Um dia cumpre o seu objectivo.

6.5/10

Ficha Técnica

Título original: One Day

Realizado por: Lone Scherfig

Escrito por: David Nicholls

Elenco: Anne Hathaway, Jim Sturgess, Patricia Clarkson, Romola Garai, Jodie Whittaker

Género: Romance

Duração: 107 minutos