O mês de Outubro marca o regresso da música experimental à cidade do Barreiro. A oitava edição do OUT.FEST vai decorrer de 4 a 8 do próximo mês em vários espaços da cidade, como já é habitual.

Um dos destaques da edição deste ano do festival é o início de um projecto artístico de consciencialização do património do Sapal de Coina, Mata da Machada e Frente Ribeirinha Industrial do Barreiro, intitulado Sons do Arco Ribeirinho Sul. É um projecto de longa duração que se estenderá por três anos de festival e terá a sua apresentação no dia 5, com a exibição de sons recolhidos na zona por Luís Antero, fonografista, músico e radialista, e do filme Soundtracker, um documentário que retrata a vida de Gordon Hempton, um fonografista norte-americano já reconhecido com um Emmy pelo seu trabalho.

A abertura do evento está a cargo do Schlippenbach Trio, constituído por três dos maiores nomes do jazz do momento: Evan Parker ao saxofone, Paul Lovens na bateria e o pianista Alex von Schlippenbach.

A noite de encerramento terá como cabeças de cartaz os americanos, nome incontornável do rock experimental. Ao longo das várias noites do festival é possível assistir a muitos outros grupos de peso nesta faceta da música, uns já presentes em anos anteriores, outros em estreia absoluta em Portugal, como os britânicos Party Wild Horses Mane on Both Sides.

A componente educacional do evento contará, este ano, com um workshop de Escuta Criativa para crianças entre os 6 e os 12 anos. A presença é gratuita mas sujeita a inscrição prévia, devido ao número limitado de participantes.

Os bilhetes estão à venda desde hoje e variam consoante os dias e os espectáculos. Os portadores dos mesmos têm direito a deslocações gratuitas para os diversos locais do festival, graças a um protocolo entre a organização e os Transportes Colectivos do Barreiro.

O OUT.FEST é uma organização da OUT.RA – Associação Cultural, em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro. O financiamento do festival está a cargo da Direcção-Geral das Artes e do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo.