rtp_logo1

Semana de Estreias na RTP

A rentrée da RTP1 evidencia-se na semana que se segue com uma grande concentração de estreias. Novos formatos, o regresso de alguns programas e a renovação de programas de informação marcam o inicio da nova temporada televisiva na estação pública.

No campo da informação voltam ao ar, com novos temas e reportagens, conteúdos já conhecidos do público. Prós e Contras, o debate moderado por Fátima Campos Ferreira, estreia Segunda-feira discutindo A Terra e o Mar: o aproveitamentos destes recursos a nível nacional é abordado colocando frente a frente a Ministra desta pasta, Assunção Cristas, e os profissionais dos sectores agrícola e das pescas.

O programa de reportagem Linha da Frente regressa Quarta-feira com uma nova investigação. No programa de grande reportagem da RTP1, esta semana, a jornalista Mafalda Gameiro mostra qual é o Mal da Mina, seguindo a vida de quem trabalha debaixo do solo. As reportagens voltarão ainda com 30 Minutos, no dia 27, nesta temporada à responsabilidade da jornalista Rita Marrafa de Carvalho, que apresenta novas histórias de sucesso na adversidade.

As novidades no âmbito da reportagem chegam com Mudar de Vida, na Segunda-feira, e Portugueses Extraordinários, no Domingo. O primeiro, sob o lema “viver para contar” coloca a jornalista Rosário Salgueiro junto de diversos profissionais vivendo o dia-a-dia como um bombeiro, um agricultor ou um auxiliar num centro de emergência para crianças abandonadas. O segundo, até Dezembro, dará a conhecer na primeira pessoa, portugueses comuns que ajudam outros sem a expectativa de um retorno.

Também Grande Entrevista está de volta com um novo grafismo e nova jornalista. A saída de Judite Sousa para a TVI obrigou a RTP1 a escolher uma nova cara. Sandra Sousa passa a ser o rosto da nova equipa do programa de entrevista de horário nobre da RTP a partir de Quinta-feira.

No que ao entretenimento diz respeito, a semana é marcada pela estreia de O Elo Mais Fraco, que regressa com a apresentação de Pedro Granger, Segunda-feira (leia mais aqui).

As séries e mini-séries documentais ou de ficção também preenchem a semana. Planeta Humano desvenda, Terça-feira, a relação do homem com a natureza, nos ambientes mais extremos, em 8 episódios, numa produção da BBC. No dia seguinte, inicia-se a série de 4 episódios Mariza nos palcos do Mundo, em que se revelam as histórias da fadista pelo mundo.

A ficção está entregue à estreia das séries nacionais Tempo Final, Quinta-feira, Os compadres, Sábado e Velhos Amigos, no Domingo. Tempo Final inspira-se na mini-série argentina Tiempo Final e, em 6 episódios, serão contadas 6 histórias diferentes, de crime e suspense, em tempo real. Os Compadres e Velhos Amigos são  produções que contam com um elenco de actores consagrados tratando a relação entre dois casais, no primeiro caso, e entre avós e netos, no segundo.

A ficção internacional também marca presença nas noites da RTP1 com a estreia de Torchwood: o Dia do Milagre, dia 24. A série da BBC deriva de uma outra, Doctor Who. Ficção científica assumida, esta produção britânica convoca a investigação policial, colocando a hipótese da imortalidade humana.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Bruno Nogueira
Bruno Nogueira já tem dia para estrear ‘Princípio, Meio e Fim’ na SIC