A rentrée da RTP1 evidencia-se na semana que se segue com uma grande concentração de estreias. Novos formatos, o regresso de alguns programas e a renovação de programas de informação marcam o inicio da nova temporada televisiva na estação pública.

No campo da informação voltam ao ar, com novos temas e reportagens, conteúdos já conhecidos do público. Prós e Contras, o debate moderado por Fátima Campos Ferreira, estreia Segunda-feira discutindo A Terra e o Mar: o aproveitamentos destes recursos a nível nacional é abordado colocando frente a frente a Ministra desta pasta, Assunção Cristas, e os profissionais dos sectores agrícola e das pescas.

O programa de reportagem Linha da Frente regressa Quarta-feira com uma nova investigação. No programa de grande reportagem da RTP1, esta semana, a jornalista Mafalda Gameiro mostra qual é o Mal da Mina, seguindo a vida de quem trabalha debaixo do solo. As reportagens voltarão ainda com 30 Minutos, no dia 27, nesta temporada à responsabilidade da jornalista Rita Marrafa de Carvalho, que apresenta novas histórias de sucesso na adversidade.

As novidades no âmbito da reportagem chegam com Mudar de Vida, na Segunda-feira, e Portugueses Extraordinários, no Domingo. O primeiro, sob o lema “viver para contar” coloca a jornalista Rosário Salgueiro junto de diversos profissionais vivendo o dia-a-dia como um bombeiro, um agricultor ou um auxiliar num centro de emergência para crianças abandonadas. O segundo, até Dezembro, dará a conhecer na primeira pessoa, portugueses comuns que ajudam outros sem a expectativa de um retorno.

Também Grande Entrevista está de volta com um novo grafismo e nova jornalista. A saída de Judite Sousa para a TVI obrigou a RTP1 a escolher uma nova cara. Sandra Sousa passa a ser o rosto da nova equipa do programa de entrevista de horário nobre da RTP a partir de Quinta-feira.

No que ao entretenimento diz respeito, a semana é marcada pela estreia de O Elo Mais Fraco, que regressa com a apresentação de Pedro Granger, Segunda-feira (leia mais aqui).

As séries e mini-séries documentais ou de ficção também preenchem a semana. Planeta Humano desvenda, Terça-feira, a relação do homem com a natureza, nos ambientes mais extremos, em 8 episódios, numa produção da BBC. No dia seguinte, inicia-se a série de 4 episódios Mariza nos palcos do Mundo, em que se revelam as histórias da fadista pelo mundo.

A ficção está entregue à estreia das séries nacionais Tempo Final, Quinta-feira, Os compadres, Sábado e Velhos Amigos, no Domingo. Tempo Final inspira-se na mini-série argentina Tiempo Final e, em 6 episódios, serão contadas 6 histórias diferentes, de crime e suspense, em tempo real. Os Compadres e Velhos Amigos são  produções que contam com um elenco de actores consagrados tratando a relação entre dois casais, no primeiro caso, e entre avós e netos, no segundo.

A ficção internacional também marca presença nas noites da RTP1 com a estreia de Torchwood: o Dia do Milagre, dia 24. A série da BBC deriva de uma outra, Doctor Who. Ficção científica assumida, esta produção britânica convoca a investigação policial, colocando a hipótese da imortalidade humana.