Obscuro, chocante e intenso. A saga de O Último Destino volta a provar o seu sucesso com o quinto filme a fazer milhões nas bilheteiras de todo o mundo. Acusado de ser um produto desgastado, repetitivo e até tedioso, a verdade é que o novo filme tem conseguido agradar aos fãs, que enaltecem o facto de O Último Destino 5 conseguir recuperar a intensidade e horror do primogénito.

Sam Lawton (Nicholas D´Agosto) é a personificação típica do bom rapaz. Calmo, trabalhador e amigável, quando se recosta no banco do autocarro, que reúne os seus amigos e colegas numa viagem de trabalho, é subitamente invadido por imagens terríveis e intensas que lhe mostram a morte de todos os que o rodeiam, e a sua inclusive. Quando os seus olhos se voltam a abrir, Sam apercebe-se que ainda está vivo… mas não por muito tempo.

Graças à sua premonição, Sam consegue salvar a sua ex-namorada Molly (Emma Bell), o seu melhor amigo, Peter (Miles Fisher), e a sua companheira Candice (Ellen Wroe), para além de outros colegas de trabalho que sobrevivem ao segui-lo, na tentativa de compreender o que se passa. Todavia, a morte não gosta de ser enganada, e nos dias seguintes, ela voltará para cobrar a sua dívida…

Ao nível do elenco que encabeça este filme, apesar de nenhuma das actuações ser de uma qualidade extraordinária, é de salientar o contributo de Nicholas D´Agosto no papel do protagonista. O seu ar inocente mas determinado confere a esta personagem a credibilidade necessária – é visível a luta interior entre a descrença e a convicção, o medo e a coragem, a ingenuidade e a força.

Por outro lado, Miles Fisher é igualmente um actor interessante, ao conseguir uma boa performance numa das personagens mais complicadas do filme – Fisher tem o desafio de nos mostrar como o Ser Humano consegue rebelar-se quando sufocado pelo medo, algo que consegue fazer com sucesso.

Neste novo filme, a saga consegue recuperar grande parte da magia que a envolveu nos primeiros filmes, quebrando o factor cómico que, com a decadência de qualidade dos filmes, se passou a associar a estes. As mortes são implacáveis, e o suspense está patente em cada cena do filme. O Último Destino 5 é um produto cinematográfico ligeiro, mas nem por isso deixa de oferecer puro entretenimento, capaz de fazer estremecer até os mais audazes.

7/10

Ficha Técnica

Título original: Final Destination 5

Realizado por: Steven Quale

Escrito por: Eric Heisserer

Elenco: Nicholas D’Agosto, Emma Bell, Jacqueline MacInnes Wood, Tony Todd, David Koechner

Género: Terror/Thriller

Duração: 96 minutos