Dez anos depois, a televisão pública assinala o dia que mudou o mundo. A RTP1 e a RTP2 emitem no próximo fim-de-semana uma série de especiais sobre o 11 de Setembro. O Espalha Factos apresenta-te a programação que irá para o ar.

Na RTP1, para além dos filmes e documentários alusivos à data, haverá ainda uma cobertura noticiosa especial. A partir de hoje, dia 7, a jornalista Rita Marrafa de Carvalho estará responsável por várias reportagens, nos Estados Unidos, que serão transmitidas nos vários blocos informativos da RTP.

Já a RTP2 preparou duas obras de ficção que fixam a imagem icónica de Nova Iorque antes dos ataques e dois documentários que descrevem os ataques.

11 DE SETEMBRO – 10 ANOS DEPOIS | REPORTAGEM
Sexta-feira, 9 de Setembro, às 21H00 na RTP 1
Uma década depois do atentado que mudou o Mundo, a RTP voltou ao Ground Zero e a Nova Iorque. A América anunciou a morte de Bin Laden, mas o terrorismo continua a ser uma ameaça global. Onde se erguiam as Torres Gémeas, estão agora duas fontes gigantes, exactamente do tamanho das Twin Towers, onde estão inscritos os nomes das quase 3.000 vítimas dos atentados. A RTP mostra-lhe o memorial, o museu que só vai abrir daqui a um ano e dá-lhe a conhecer o português responsável pela obra mais simbólica no Mundo. Nesta grande reportagem ficará a conhecer de que forma os atentados mudaram a vida de vários portugueses. Uma reportagem de Daniela Santiago, com imagem de Edson Tanaka e edição de Miguel Teixeira.

9/11 – O DIA EM QUE MUDOU O MUNDO | DOCUMENTÁRIO
Sexta-feira, 9 de Setembro, às 23H30 na RTP 1
Esta é a história dos acontecimentos do dia 11 de Setembro, vista dos bastidores e na perspectiva de quem estava no poder e no comando. Inclui entrevistas com políticos, serviços secretos e militares no terreno. Narra os factos e a maneira como se desenrolaram, dentro dos aviões, nos edifícios governamentais, nos bunkers e quartéis generais, à medida em que o Presidente, conselheiros, serviços de segurança e militares tentam perceber o que se está a passar, quem está a atacar a América e a prever o que se vai seguir.

SOBREVIVER AO 11 DE SETEMBRO | DOCUMENTÁRIO
Sábado, 10 de Setembro, às 23H15 na RTP 1
História do dia 11 de Setembro contada por sobreviventes. Uma colecção de histórias, poderosas e emocionantes, de pessoas que presenciaram e sobreviveram ao horror. Pessoas que estavam dentro das torres e do Pentágono quando os aviões chocaram. Um responsável de controle aéreo no momento de decidir o que fazer a 4500 aviões no ar quando as torres são atingidas e um responsável da força aérea no momento em que tem de decidir se atira o seu avião contra um boing 707.

MANHATTAN | FILME
Domingo, 11 de Setembro, às 11H45, na RTP 2
Woody Allen é, por vezes, neurótico. Outras vezes, constrangedor. Outras, ainda, encantador. E é tudo isto que se encontra neste glorioso filme sobre Isaac Davis, de 42 anos, nascido e criado em Manhattan. Isaac tem um trabalho que odeia, uma namorada de 17 anos que não ama, e uma ex-mulher lésbica, Jill, que depois de o abandonar decide escrever um livro onde aborda o seu casamento com Isaac. Entretanto conhece Mary, a amante do seu melhor amigo. A partir daquele momento Isaac só quer uma coisa: levar Mary para a cama mesmo que para isso tenha de abandonar tudo e todos. A ilha de Manhattan acolhe todos estes personagens, as suas relações, e é, ela própria, personagem central e omnipotente de Manhattan.

VICIADOS NO AMOR | FILME
Domingo, 11 de Setembro, às 13H20, na RTP 2
Sam fica devastado quando a sua namorada, Linda, o amor da sua vida, o troca por um francês chamado Anton. Sam decide mudar-se para um edifício situado em frente do apartamento da ex-namorada, no Soho – bairro carismático de Nova Iorque -, com a intenção de a reconquistar. Com o que Sam não contava era com a companhia e a cumplicidade de Maggie, uma fotógrafa e motociclista, determinada a recuperar o seu ex-noivo, o apetecido francês, Anton. Inicialmente hostis um com o outro, os dois amantes traídos começam pouco a pouco a entender-se e a alcançar os seus objectivos. O que não podiam prever era que a paixão iria surgir entre eles… Eis uma história de Nova Iorque. Mais uma que só imaginamos caber na “Big Apple”.

9/11 – ESTADO DE EMERGÊNCIA | DOCUMENTÁRIO
Domingo, 11 de Setembro, às 19H30, na RTP2
Este é um documentário sobre o 11 de Setembro, o dia em que o mundo mudou e em que os EUA, o povo e a sua administração, foram postos à prova. Produzido pela BBC, 9/11 é um documentário que dá conta do que se foi passando, minuto a minuto, durante os acontecimentos tremendos desse dia. O documentário segue uma série de pessoas diferentes, umas famosas outras não, que relatam como se comportaram e como tomaram decisões. Uma aproximação particularmente humana ao acontecimento que inaugurou uma nova era, um novo tempo. Produzido pela mesma equipa de The Flight That Fought Back e dirigido pelo realizador de filmes como Waco e Manson.

JORNAL DA TARDE E TELEJORNAL – ESPECIAL | INFORMAÇÃO
Domingo, 11 de Setembro, às 13H00 e às 20H00, na RTP1
Neste dia, o Jornal da Tarde, que irá emitir em directo os momentos que assinalam os ataques, terá uma ligação em permanência com Nova Iorque, onde se encontra o jornalista José Rodrigues dos Santos. Já o Telejornal será em directo do Ground Zero conduzido pelo mesmo jornalista.

PHONE CALLS FROM THE TOWERS | DOCUMENTÁRIO
Domingo, 11 de Setembro, às 20H30 na RTP2
Um arrepiante documentário sobre o 11 de Setembro, narrado a partir de gravações áudio, recentemente divulgadas, de filmes privados e de poderosos testemunhos de familiares de vítimas do World Trade Center. São telefonemas e mensagens gravadas por pessoas presas nas Torres Gémeas, depois do embate dos aviões. As últimas palavras dessas pessoas são um legado valioso para as famílias, que narram o horror que viveram. Eis um documento fortíssimo sobre o dia 11 de setembro de 2001, mas também sobre a dignidade no sofrimento.

9/11 – THE TWIN TOWERS | DOCUMENTÁRIO
Domingo, 11 de Setembro, às 22H00 na RTP1
Um docudrama, fortíssimo e rigoroso, que reconstitui o que se passou no World Trade Center na manhã do 11 de Setembro. Narrado com reconstituições e imagem real e baseado em relatos de testemunhas, este filme da BBC mostra o desenvolver dos acontecimentos deste dia único na História. Narrado na perspectiva dos serviços de emergência, autoridades da aviação, governo e sobreviventes e também de um operacional de Bin Laden.