O Facebook está a preparar o lançamento de uma plataforma de música juntamente com o Spotify, MOG e Rdio. Segundo o site de tecnologia Mashable, o lançamento deverá ser anunciado na conferência de programadores f8, a 22 de Setembro.

Esta plataforma irá permitir aos utilizadores ouvir música dentro do Facebook. Foram encontradas pistas sobre o lançamento desta funcionalidade no código-fonte do serviço de vídeo-chat:

if (paramString.equals("com.facebook.peep"))
return this.window.getMember("VideoChatPlugin");
if (paramString.equals("com.facebook.vibes")) {
return this.window.getMember("MusicDownloadDialog");
}

O site cita fontes próximas do projecto, que afirmam que o Facebook não vai hospedar directamente os conteúdos, ficando essa responsabilidade a cargo dos outros parceiros, contrastando com a política adoptada pela Apple, Google e Amazon, que preferiram ter os conteúdos nos seus servidores. A intenção é tornar-se uma plataforma para conteúdos multimédia da mesma maneira que o é para jogos e aplicações.

O Facebook sempre pautou a sua acção por não preferir um parceiro em detrimento de outro, pelo que deverá abrir a plataforma a outros programadores ou serviços de música. Com a implementação desta plataforma, a empresa de Mark Zuckerberg pode apostar noutros serviços para além da música, apostando nos filmes, podendo vir a estabelecer parcerias com empresas de stream de filmes, como a Netflix.

Não há nada de novo para anunciar“, disse fonte do Facebook. “Muitos dos serviços de música mais populares do mundo já estão integrados com o Facebook e estamos em constantes conversações com os nossos parceiros para melhorar essas integrações“.