Estreia esta segunda-feira, no pequeno ecrã, mais uma produção da TV Globo, desta vez assinada por Walcyr Carrasco e com direcção de núcleo de Rogério Gomes. Morde & Assopra será a nova novela dos finais de tarde da SIC.

É mais um sucesso de audiências no Brasil de um autor que já nos trouxe trabalhos como O Cravo e a Rosa (2000), Chocolate com Pimenta (2003), Alma Gémea (2005), Sete Pecados (2007) ou Caras & Bocas (2009).

Morde & Assopra é uma novela que remata para o passado e para o futuro, mas que marca pontos no presente. Adriana Esteves regressa como protagonista de novelas, lugar que ocupou pela última vez em 2005 com a novela A Lua Disse-me, de Miguel Falabella. A actriz interpreta a paleontóloga Júlia, que está envolvida em escavações no Monte Fuji, à procura de vestígios fósseis de uma nova espécie pré-histórica, com o objectivo de finalizar a sua tese de doutoramento, mas um sismo leva a que se percam todos os materiais que já tinha coligido nessa exploração.

Também no Japão está Ícaro (Mateus Solano), mas por motivos muito diferentes: procura tecnologias futuristas que lhe permitam criar um robô android semelhante a um humano, tentando assim recuperar o amor da sua vida, Naomi (Flávia Alessandra), que já morreu. Estes dois objectivos de Júlia e Ícaro justificam bem a abertura da novela, criada por Hans Donner:

httpv://www.youtube.com/watch?v=MSvgTDd8V6E&feature=player_embedded

As duas personagens acabam por cruzar os seus caminhos naquele país, e este último diz-lhe que na sua cidade natal, no Estado de São Paulo, foram encontrados vestígios de espécies pré-históricas. Júlia não hesita em continuar a perseguir o seu sonho, que lhe leva a conhecer naquela cidade Abner (Marcos Pasquim), o dono da propriedade onde se encontram os vestígios que Júlia procura.

Na sua fazenda, o viúvo Abner conta com uma extensa família: dependem do seu sustento a sua filha Tonica (Klara Castanho), a sua mãe Hortência (Walderez de Barros) e a sua irmã Raquel (Gabriela da Cunha). Vivem também na fazenda alguns animais de estimação e empregados que ajudam na casa e na lavoura. Esta família luta pela preservação da sua fazenda, que está ameaçada. Vivem sob inúmeras dívidas ao banco, pelo que precisam de uma boa colheita de café.

Encontram à sua frente alguns obstáculos, já que os vilões da trama, o prefeito Isaías (Ary Fontoura) e a sua esposa Minerva (Elizabeth Savalla), estão interessados no terreno. Para além disso, também Júlia irá entrar em grandes conflitos com Abner, já que este não permite que ela faça as explorações no seu terreno. Os dois acabarão por perceber que são o amor das suas vidas. Vale a pena recordar que é a terceira vez que estes dois actores formam par romântico, também já o tinham feito em Kubanacan (2003) e em A Lua Disse-me (2005).

Estreada no Brasil no dia 21 de Março de 2011, Morde & Assopra conta ainda com outros actores de renome que compõe os núcleos secundários, como Dulce (Cássia Kiss), Augusta (Cissa Guimarães), Celeste (Vanessa Giácomo), Cristiano (Paulo Vilhena), Leandro (Caio Blat), Virgínia (Bárbara Paz), Lavínia (Nívea Stelmann), Marcos (Sérgio Marone), entre outros.

Abaixo fica o vídeo com o clip de lançamento da novela, com algumas imagens dos seus vários núcleos:

httpv://www.youtube.com/watch?v=uLh_GuVvP18