Setembro tem cheiro de aulas, trabalho e Outono… mas tem também cheiro a cultura, a novos programas e projetos.

E aí vamos nós traçar mais um zigue-zague, no mapa de Portugal. Para primeiro ponto escolhemos a cidade de Évora, onde no Teatro Garcia de Resende pode, hoje às 21h30, assistir ao espetáculo “2B”, produzido pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora. O custo do bilhete é de 8 Euros. 

Em traço firme, de carvão ou tinta, seguimos até ao Palácio Nacional de Mafra para ouvir “Os Seis Órgãos da Real Basílica de Mafra”. Ali, viajar-se-á por obras do Século XVI ao Século XIX. A incursão inicia-se pelas 21h00 de amanhã e a entrada é livre.

Agora, talvez precise da régua para garantir a precisão, a linha que se segue é mais longa e leva-nos até à Ilha de Santa Maria. Lá, durante este mês, poderá fazer o Roteiro dos Corsários sob a orientação do Antropólogo Paulo Ramalho. As visitas decorrem entre as 13h30 e as 18h00 em Vila do Porto e Almagreira.

Esperamos que ainda mantenha consigo tudo o necessário, pois a obra de arte ainda não terminou. O próximo destino, que pode ser o último ou o primeiro, é a Casa da Música. Aqui, pode ainda hoje ouvir a Orquestra Sinfónica do Porto que atuará com o pianista António Rosado e a harpista Ilaria Vivan, sob a batuta do maestro Pedro Neves. Mozart, Debussy e Ravel serão os compositores visitados. Às 21h30 por 12,50 Euros.

O Cultura, precisa-se? não pode terminar esta edição sem felicitar a casa que o acolhe por mais um aniversário. Os nossos parabéns a toda a equipa que tornou possível que hoje aqui se escrevam estas linhas.

Quanto a si caro leitor, já sabe, pode encontrar-nos aqui, na próxima quarta-feira, ou ali, todos os dias num espaço que é tanto nosso como vosso.

Até lá!