A abrir o mês de Setembro, quatro filmes chegam às salas de cinema portuguesas. Nesta quinta-feira, dia 1, da animação ao terror, o destaque vai para o drama/comédia Assim é o Amor, a Estreia da Semana para o Espalha-Factos.

Beginners (título original) é um filme de 2010 que explora a faceta confusa e surpreendente do amor através do protagonista Oliver. Meses após a morte do pai, Oliver conhece Anna, uma actriz francesa irreverente. Esta nova paixão relembra Oliver de como Hal, o pai, decide assumir a homossexualidade aos 75 anos, anos depois da esposa falecer, ao mesmo tempo que lhe comunica que tem cancro. A relação que mantém com o pai após as revelações e a coragem que este demonstra servirão de inspiração para Oliver na a descoberta do verdadeiro amor ao lado de Anna.

Mike Mills realiza o drama, que é também uma comédia, passada em 2003, e que conta com um elenco de luxo: Ewan McGregor e Christopher Plummer protagonizam este Assim é o Amor, ao lado de Mélanie Laurent e Goran Visnjic, numa verdadeira mistura de naturalidades (Canadá, Escócia, França e Jugoslávia, respectivamente).

Outro drama estreia esta semana nos cinemas nacionais: chama-se Um Dia e é baseado num bestseller mundial sobre dois jovens que se conhecem no dia da formatura e começam uma amizade para toda a vida. O filme acompanha Dexter e Emma, os protagonistas, durante duas décadas, mostrando-lhes que aquele dia de 1988 teve um significado maior do que na altura se aperceberam, e que se vai reflectindo na relação que mantém ao longo dos anos. Um Dia é realizado por Lone Scherfig e conta com Anne Hathaway e Jim Sturgess nos papéis principais.

Numa semana dominada pelas estreias provenientes dos Estados Unidos, resta referir dois filmes. Um deles é o filme de terror O Último Destino 5, realizado por Steven Quale, a quinta aventura de uma saga em que a Morte é sempre omnipresente. O outro é Capuchinho Vermelho: A Nova Aventura, de Mike Disa, filme de animação sobre a clássica história para crianças, nas versões original e portuguesa, com vozes de Glenn Close, Hayden Panettiere e Joan Cusack, bem como de António Machado, Inês Castel-Branco, Luís Esparteiro e Simone de Oliveira (na dobragem portuguesa), entre muitos outros.

Aqui fica o trailer do filme da semana:

httpv://www.youtube.com/watch?v=nnvI04E5-2U